8 razões para a sua empresa investir em uma TV Corporativa

A TV corporativa se tornou um dos meios de comunicação interna mais eficiente utilizado nas empresas. Existem vários motivos para isso e neste post vamos esclarecer 8 razões pelas quais sua empresa deve investir neste recurso. Antes de irmos para esta lista, é importante se informar um pouco sobre o que é a TV corporativa, caso você ainda não tenha tido contato com esta mídia.

Outro nome dado para a TV corporativa é Mural Digital, mas há diferenças nas programações de um e de outro. Através de telas instaladas em pontos estratégicos são transmitidas várias mensagens. Os pontos escolhidos podem ser refeitórios, elevadores, corredores ou até dentro de cada departamento. O objetivo é melhorar a comunicação com um conteúdo mais claro, atrativo, de fácil acesso e segmentado.

Esta ferramenta é usada com vários propósitos. Ela pode ajudar a potencializar as ações de endomarketing, promover a integração dos colaboradores, ajudar no acompanhamento de processos e distribuir mensagens sem que haja ruídos ou interpretações equivocadas.

8 razões pelas quais a sua empresa deveria investir em uma TV Corporativa

8 razões pelas quais a sua empresa deveria investir em uma TV Corporativa

 

Como Instalar a TV corporativa

Antigamente era muito dispendioso instalar, monitorar e gerenciar este serviço de comunicação nas empresas, o que fazia com que o recurso ficasse inacessível. Hoje, graças ao surgimento de novas tecnologias tudo ficou mais fácil.

É preciso apenas ter um software de gerenciamento de conteúdo (e existem opções com um preço bem acessível), um player conectado à internet e uma TV.

Os softwares de gerenciamento de conteúdo oferecem mais oportunidades de diversificar a programação, têm ferramentas de programação de veiculação e ainda geram relatórios com métricas que podem ajudar a ajustar o conteúdo.

  • Por que usar?

Todos nós temos um instinto, se é que se pode chamar assim, chamado atenção involuntária. Esta característica é um tipo de atenção estimulada por fatores como cor, intensidade, tamanho, repetição e o movimento. Sendo assim, os vídeos e imagens chamativas têm um poder visual incomparável e ajudam a captar a atenção do receptor. A TV corporativa oferece essa possibilidade através de vídeos e imagens qualidade.

Agora vamos as 8 razões para se investir na ferramenta:

1-Expansão da informação

Basicamente é atingir mais resultados com menos trabalho. Pense no trabalho que dá fazer um pôster ou banner e espalhar manualmente por toda a empresa e até em suas filiais. Isso envolve vários passos e está sujeito a muitas falhas.

Através das telas da TV corporativa isso é feito de forma simples, rápida e uniforme. Este meio proporciona agilidade na informação e escalabilidade. A mesma mensagem que poderia demorar dias para chegar a todos, chega instantaneamente na hora em que é inserida na programação.

2-Retenção da informação

Estudos comprovam que as pessoas retêm 50% das mensagens recebidas através de áudio e vídeo, contra 10% que retém através da leitura. Ter uma plataforma que promove maior aderência da informação ajuda na eficiência, pois ela é entendida mais rapidamente.

3-Disseminação de treinamentos

É possível carregar videoaulas nos softwares de gerenciamento de conteúdo para serem veiculadas em dias ou horários específicos. A empresa pode usar a TV corporativa para distribuir treinamentos para seus funcionários, mantê-los atualizados sobre os processos e informados sobre o que pode mudar.

Alguns segmentos da indústria têm uma rotatividade muito grande de funcionários. Este recurso ajuda a economizar tempo e recursos no treinamento de quem está chegando.

4- Sustentabilidade e economia

Mensagens em áudio e vídeo dispensam os tradicionais informativos, pôsteres e folhetos que seriam usados para transmitir as mesmas informações. Esse novo meio de comunicação ajuda a usar menos papel, contribuindo com a sustentabilidade.

Se este é um dos valores da empresa, aí está mais um meio de reafirmá-lo. A economia fica por conta dos custos em confecção e impressão destes materiais. No curto prazo pode parecer pouco, mas em longo prazo os valores economizados são significativos.

5- Segmentação

Às vezes é preciso passar mensagens diferentes para cada departamento. A TV corporativa oferece esta possibilidade. Por exemplo: a programação na recepção pode ser diferente da programação na linha de produção, que por sua vez é diferente das mensagens transmitidas ao setor administrativo. Esta possibilidade de segmentar as informações para cada público ao mesmo tempo melhora a qualidade da comunicação interna.

6-Outras informações

Nem toda a programação precisa ter apenas conteúdos sobre a empresa. A parceria com portais de notícias pode enriquecer a sua TV corporativa. Dá para colocar as informações de destaque do dia e sobre o segmento da empresa para que os funcionários se mantenham informados sobre o que acontece além das 4 paredes do escritório.

Ainda é possível promover alguns momentos de descontração com algum vídeo divertido ou fatos curiosos encontrados pelo mundo. Outra opção para diversificar o conteúdo é a integração com redes sociais da empresa.

7-Alinhamento com a equipe de Endomarketing

A equipe de endomarketing provavelmente é a mais interessada no uso de ferramentas de comunicação interna. Com o objetivo de engajar os profissionais em torno da marca, é possível compartilhar conteúdos sobre os valores, missão e visão da empresa e contar um pouco de sua história e suas curiosidades. Esta estratégia ajuda o colaborador a se identificar melhor com a organização e aumenta a motivação. E, como sabemos, pessoas mais motivadas produzem mais e trazem mais lucros.

8-Informação acessível

Nos e-mails e intranet é preciso que haja uma ação da pessoa para acessar a mensagem. Imagine se um funcionário esquece-se de ler um memorando importante? Provavelmente ele receberá a informação de outra pessoa, que pode esquecer-se de passar a mensagem completa. Através das telas disponibilizadas pela empresa o colaborador pode ter acesso à informação sem esforço. Não é preciso navegar por telas e mais telas nem fazer buscas. Está tudo à vista.

Por fim, podemos ver que há muitas utilidades e benefícios em instalar uma TV corporativa. Ela vem ganhando espaço no meio empresarial pela sua eficiência e, com isso, surge novas tecnologias para aperfeiçoar este serviço. Não se esqueça de contar com uma empresa confiável para a gestão desta mídia e invista em conteúdos ricos, completos e claros. Para mais informações, acesse o nosso site.

Conheça nossas soluções para Comunicação Corporativa. Acesse nosso site www.pixmidia.com.br

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *