Sinalização Digital de Sucesso: Cooperativa Primato


Como a Sinalização digital está mudando a experiência de compra nos supermercados

O Supermercado Primato encontrou na sinalização digital um meio de realizar a sua comunicação de forma ágil e descomplicada.

O Supermercado Primato encontrou na sinalização digital um meio de realizar a sua comunicação de forma ágil e descomplicada.

Captar a atenção dos clientes pode ser uma tarefa árdua. Principalmente em um mundo onde todos estão cada vez mais expostos a informações. Pesquisas indicam que a sinalização digital nos pontos de venda é capaz de atrair a atenção de mais de 60% do público. E o mercado de varejo não demorou para perceber as vantagens dessa tecnologia.

A sinalização digital é uma grande aliada de quem deseja promover seus produtos. Um  estudo do grupo inglês Wavemaker (a segunda maior rede de agências de mídia do mundo) aponta que entre as pessoas que visualizaram um anúncio de produto dentro da loja, mais de 75% compraram a marca anunciada. Além disso, 19% dos consumidores afirma ter realizado compras por impulso após visualizar um anúncio dentro do estabelecimento comercial.

Outro estudo anunciou alimentos onde esses itens eram vendidos, alguns dos quais tinham sinalização estática e alguns, digitais. Os alimentos anunciados com digital signage apresentaram um aumento de 49% nas vendas, em relação a um período em que não havia publicidade alguma. Aqueles anunciados com sinalização estática tiveram um aumento de apenas 15% nas vendas.

Mais de um terço dos consumidores afirma que anúncios em sinalização digital influenciam na sua decisão de compra

Diante desses fatos, as maiores redes varejistas do mundo já estão usando a sinalização digital para melhorar a experiência de compra dos seus clientes. No Brasil, a adoção desta tecnologia ainda é tímida, mas garante vantagens às empresas que já a utilizam. Este é o caso da Cooperativa Primato.

Com sede na cidade de Toledo, a Primato é uma Cooperativa Agroindustrial com atuação em diversas áreas. Possuindo mais de 20 unidades na região oeste do Paraná, as atividades da cooperativa vão desde o suporte a pequenos produtores de suínos e leite e a fabricação de rações animais até a operação de supermercados, restaurantes e farmácias. Foi visando melhorar o atendimento aos clientes da sua rede de supermercados que a Primato percebeu a necessidade de aprimorar a sua rede de sinalização digital.

Além dos panfletos e materiais gráficos impressos, a empresa já utilizava outro sistema de digital signage na sua comunicação. No entanto, sua operação era complexa e as aplicações suportadas eram limitadas. Isso restringia as possibilidades de conteúdo publicitário e deixava a desejar visualmente.

O projeto piloto com a Pix Mídia iniciou em dezembro de 2017. Nesta ocasião, foi instalada uma tela em uma das lojas da rede de supermercados Primato. A solução agradou tanto que nos dez dias seguintes a Primato já havia migrado mais 23 telas das suas lojas para o iMídiaTV. O projeto continuou a se expandir gradualmente ao longo dos meses seguintes. Atualmente são 40 telas posicionadas em diversos locais (nos 7 supermercados, em 2 restaurantes, 2 unidades agropecuárias e também na sede administrativa da cooperativa).

Consumidores aprovam nova sinalização digital

As características e as possibilidades do iMídiaTV foram preponderantes para a adoção da solução. A empresa usa sua rede de telas para apresentar promoções e informações sobre produtos de forma atrativa e com fácil operação. Todo o controle dos terminais é feito remotamente, e cada unidade exibe os conteúdos direcionados ao seu público específico. O baixo custo de produção de novas campanhas e a possibilidade de intercalar vídeos e conteúdos dinâmicos, como previsão do tempo e notícias locais, são algumas das principais vantagens do sistema apontadas pela empresa. A aprovação também por parte dos consumidores, segundo a Primato, foi perceptível. A cooperativa vem recebendo um feedback muito positivo pelos mais de 8000 clientes impactados diariamente pela comunicação digital.

Sinalização Digital também no centro administrativo

Além dos terminais localizados nos supermercados e restaurantes, a empresa instalou telas  em duas das suas unidades agrícolas e agropecuárias. O objetivo desta iniciativa é aproximar mais a cooperativa deste público. A iniciativa fez tanto sucesso que a Primato iniciou também um projeto piloto de TV Corporativa, com terminais localizados em sua sede administrativa. A programação atualmente é focada no acompanhamento da troca de sistemas que a empresa está realizando. O sistema também é utilizado para transmitir mensagens de segurança no trabalho e  conteúdo institucional. No futuro, o projeto será integrado ao software de Business Intelligence da cooperativa e contará também com painéis de LED.

Tendo em vista que mais de 60% das decisões de compra são realizadas no local de venda, esta se torna a ocasião ideal para direcionar o comportamento dos consumidores e impulsionar vendas. No entanto, a decadente eficiência dos veículos tradicionais de marketing vem impulsionando os varejistas a procurarem novas estratégias. O custo do hardware é cada vez mais atrativo e os resultados proporcionados são consistentes. Estes são indicativos de que esta é uma tecnologia que estará progressivamente mais presente nas experiências de compra no futuro. As empresas precisam entender como transformar esta tendência em vantagem competitiva. Nesse aspecto a Cooperativa Primato deu o primeiro passo para se destacar no mercado.

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