Sinalização Digital de Sucesso: Cooperativa Primato

Balcão de açougue do Supermercado Primato com sinalização digital

Captar a atenção dos clientes pode ser uma tarefa árdua. Principalmente em um mundo onde todos estão cada vez mais expostos a informações. Pesquisas indicam que a sinalização digital nos pontos de venda é capaz de atrair a atenção de mais de 60% do público. Da mesma forma, o mercado de varejo não demorou para perceber as vantagens dessa tecnologia.

Continue lendo e veja como a sinalização digital está mudando a experiência de compra nos mercados!

A sinalização digital é uma grande aliada de quem deseja promover seus produtos. Citamos aqui uma das maiores redes de agências de mídia do mundo: o grupo inglês Wavemaker. Em um estudo do grupo, diversas pessoas em uma loja viram um anúncio de produto. Dentre essas pessoas, mais de 75% compraram a marca anunciada. Além disso, 19% dos consumidores afirma ter comprado por impulso após ver um anúncio dentro do estabelecimento comercial.

Outro estudo anunciou alimentos no local de venda desses itens. Alguns dos anúncios eram estáticos e alguns, digitais. Os produtos anunciados com digital signage
tiveram um aumento de 49% nas vendas, em relação a um período em que não havia publicidade alguma. Mas os anunciados com sinalização estática tiveram um aumento de apenas 15% nas vendas.

Mais de um terço dos consumidores afirma que anúncios em sinalização digital influenciam na sua decisão de compra

Diante desses fatos, as maiores redes de varejo do mundo já usam a sinalização digital para melhorar a experiência de compra dos seus clientes. No Brasil, a adoção desta tecnologia ainda é lenta, mas já garante vantagens às empresas que a utilizam. Este é o caso da Cooperativa Primato.

A empresa tem sede na cidade de Toledo – PR. A Primato é uma Cooperativa Agroindustrial com atuação em diversas áreas. Assim, com mais de 20 unidades na região oeste do Paraná, a cooperativa atua junto a pequenos produtores (como os de suínos e de leite) e na fabricação de rações animais. Também opera redes de supermercados, restaurantes e farmácias.

Com o intuito de melhorar o suporte aos clientes da sua rede de supermercados, a Primato viu a necessidade de melhorar a sua rede de sinalização digital.

Além dos panfletos e materiais gráficos impressos, a empresa já utilizava outro sistema de digital signage na sua comunicação. No entanto, sua operação era complexa e havia um limite no suporte às aplicações. Isso restringia as possibilidades de conteúdo para o público e o visual deixava a desejar.

O projeto piloto com a Pix Mídia iniciou em dezembro de 2017. Em princípio, instalaram uma única tela em uma das lojas da rede de supermercados Primato. A solução agradou tanto que nos dez dias seguintes a Primato migrou mais 23 telas das suas lojas para o iMídiaTV. Então, o projeto continuou a se expandir aos poucos ao longo dos meses seguintes. No momento, em setembro de 2020, são 37 telas em diversos locais – nos 7 supermercados, em 2 restaurantes, 2 unidades agropecuárias e também na sede administrativa da cooperativa.

Em suma, a rede Primato encontrou na sinalização digital um meio de fazer a sua comunicação de forma ágil e sem complicações.

Consumidores aprovam nova sinalização digital

A empresa usa sua rede de telas para promover e informar sobre produtos de forma atraente e com fácil operação. Todo o controle dos terminais é feito de forma remota. Da mesma forma, cada unidade exibe os conteúdos direcionados ao seu público específico. Assim, as características do iMídiaTV foram cruciais na hora de escolher a solução de TV corporativa e digital signage.

Uma das principais vantagens do sistema é o baixo custo na produção ou update de novas campanhas. Outra vantagem é a opção de intercalar vídeos e conteúdos dinâmicos. Por exemplo, temos as previsões do tempo e notícias locais. Esse conjunto faz o iMídiaTV se destacar como sistema de sinalização digital.

A aprovação por parte dos consumidores foi perceptível, segundo a Primato. A cooperativa vem tendo um retorno muito bom pelos mais de 8000 clientes impactados todos os dias pela comunicação digital.

Sinalização Digital também no centro administrativo

Além dos players nos mercados e restaurantes, a empresa instalou telas em 2 das suas unidades agrícolas e agropecuárias. Assim, o objetivo era trazer mais perto a cooperativa desse público. A instalação fez tanto sucesso que a Primato criou também um projeto piloto de TV Corporativa, com terminais em sua sede de administração.

A programação atual se foca em observar a troca de sistemas que a empresa está realizando. O sistema também transmite mensagens de segurança no trabalho e conteúdo da instituição. Em seguida, num futuro próximo, o projeto vai ser integrado ao software de Business Intelligence (BI) da cooperativa e vai contar também com painéis de LED.

Uma vez que mais de 60% das decisões de compra ocorrem no local de venda, esta se torna a ocasião ideal para guiar a atitude de quem compra. Isso com certeza ajuda a aumentar as vendas. No entanto, as formas comuns de marketing são menos eficientes do que as versões mais atuais. Isso faz os varejistas procurarem novas estratégias e novos veículos de mídia.

O custo do hardware para sinalização digital é cada vez mais baixo. Por isso, mais empresas decidem optar por essa forma de marketing. Desse modo, com maior uso, os resultados desse marketing se mostram consistentes.

Em síntese, todos os sinais indicam que esta é uma tecnologia que estará cada vez mais presente nas experiências de compra no futuro. Será ótimo se as empresas entenderem como fazer essa tendência se tornar uma vantagem competitiva. Nesse sentido a Cooperativa Primato deu seu 1º passo para se destacar no mercado.

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