Regras para um bom trabalho em equipe

 

A importância do trabalho em equipe

A importância do trabalho em equipe

O trabalho em equipe sempre foi uma constante na história humana. Não podemos fugir dele; logo, devemos prezar sempre pelo bom desempenho. Mas, visto que lidamos com tantas pessoas diferentes no dia a dia, o que fazer para realizar um excelente trabalho? Existem certas regras que devem ser seguidas. Leia e entenda!

Valorize o bom desempenho do grupo

Quando o trabalho é realizado em grupo, a participação individual é extremamente importante. Afinal, se apenas um deixar de cumprir sua meta, o trabalho geral do grupo vai pelos ares. No entanto, o seu foco deve estar sempre na equipe. Em outras palavras, nunca valorize (ou desvalorize) demais a função individual de alguém.

É fundamental saber como a dinâmica de um bom trabalho acontece. Os membros da equipe se sentem motivados a trabalhar e atingir suas metas. Mas se um conflito surge, mesmo que seja apenas entre duas pessoas, todo o trabalho da equipe pode estar comprometido.

A saída é sempre motivar e engajar a equipe, independentemente dos resultados imediatos. Foque no longo prazo. Mesmo que o desempenho não tenha sido como o esperado, a cobrança agressiva fará com que ele piore, e não melhore. Por isso, ressalte o bom trabalho do grupo e dê elogios quando for preciso.

Exponha os problemas

Não é tão simples abrir o jogo e expor os problemas. Mas quando estamos no ambiente de trabalho, isso não é apenas desejável, é fundamental. Se surge um novo problema e você o mantém para si, provavelmente irá demorar muito mais para encontrar a solução – entretanto, se todos pensarem nele, a solução poderá ser encontratada muito mais rapidamente.

Além de expor os problemas, crie práticas que motivem os outros a fazerem o mesmo. Quando toda a equipe estiver acostumada a colocar na mesa o que está acontecendo, o trabalho fluirá naturalmente. E, depois de certo tempo, você verá como os problemas serão absorvidos normalmente na rotina.

Estabeleça os papéis de cada um

Nem todas as pessoas reconhecem a importância da responsabilidade pessoal em um trabalho em equipe. Se desprezam ou desconhecem isso, os resultados ficam comprometidos. Mas se cada um entende exatamente sua função, as metas são mais facilmente alcançadas. Isso porque todos se ajudarão.

Você sabia, por exemplo, que a maioria dos fracassos em projetos são frutos de processos de comunicação inadequados e mal planejados?

O trabalho do líder é fazer com que todos tenham a noção do seu papel. Um processo bem estruturado e segmentado favorece imensamente o trabalho em equipe. Por isso, foque na comunicação interna.

Sinergia é tudo!

No ambiente de trabalho, a sinergia é um fator fundamental para engajar e motivar. Nesse sentido, o gestor deve aplicar métodos para manter a equipe motivada e unida. Conflitos internos são inevitáveis, mas seu papel é mitiga-los sempre que possível. Problemas que os indivíduos venham a ter não devem atingir as tarefas. O que importa, é resolve-los pelo bem da empresa.

Por isso, invista sempre na comunicação interna e em práticas que valorizem a união da equipe, como as de endomarketing. Conhecer a fundo a cultura da empresa e até mesmo do lugar onde você está. Assim, poderá traçar ações que ajudarão no processo e não enfrentará objeções.

Você tem outras dicas sobre como trabalhar bem em equipe? Conte-nos nos comentários!

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