Como planejar conteúdo para TV Corporativa em 3 passos

O planejamento de conteúdo fica mais fácil se os objetivos do seu canal de TV corporativa estiverem bem definidos.

O planejamento de conteúdo fica mais fácil se os objetivos do seu canal de TV corporativa estiverem bem definidos.

Parabéns! Agora que você já conhece as funcionalidades da TV corporativa, decidiu implantar este projeto na sua empresa e está com todos os seus colaboradores animados com a novidade. Aliás, você já sabe que essa empolgação pelo novo passa rapidamente. Para conseguir manter seus colaboradores atentos à tela e sempre em busca de novas informações, será preciso uma programação atrativa e que forneça conteúdo de valor.

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O aspecto mais importante de um canal de comunicação interna é o conteúdo da TV corporativa. Com um conteúdo relevante, de qualidade e atrativo nas telas você vai conseguir tanto prender a atenção quanto manter seus colaboradores fidelizados. Ao seguir as orientações deste artigo, você conseguirá fazer o planejamento de conteúdo de uma grade de comunicação útil, mantendo a coesão da sua programação e  atendendo aos objetivos estratégicos de comunicação interna.

Qual a importância de fazer um planejamento de conteúdo para sua TV corporativa

Em projetos de TV corporativas, um passo essencial é o momento de realizar o planejamento editorial. Este planejamento deve ser feito tendo em vista os objetivos estratégicos de comunicação. Deve reunir conteúdos interessantes e relevantes para seus colaboradores.

Outro ponto muito importante é considerar a segmentação de seus conteúdos. Até porque o que pode ser interessante ou necessário para um determinado grupo de pessoas, pode não ser nada atrativo para conseguir chamar a atenção de outro departamento. A forma de abordagem que você utiliza com seus colaboradores no escritório é diferente da que utiliza com os que trabalham na manufatura, no chão de fábrica, por exemplo.

Com um bom planejamento de conteúdo você vai conseguir definir o que vai passar em seu canal, quando, em qual hora do dia e quem vai ver essa informação. Este planejamento vai facilitar e muito o tipo de comunicação que você precisa conseguir fazer. Você vai conseguir também dar destaque às mensagens importantes, definindo estratégias a fim de atrair a atenção de seus colaboradores para sua TV sempre que se fizer necessário.

O planejamento de conteúdo deve direcionar as mensagens de cada tela para que as elas cheguem ao seu público correto.

O planejamento de conteúdo deve direcionar as mensagens de cada tela para que as elas cheguem ao seu público correto.

É muito importante considerar dentro desse planejamento as inúmeras opções de mídias que serão transmitidas, apresentando desde conteúdos participativos, entretenimentos até as informações mais sérias que sejam necessárias. Dessa maneira, você vai conseguir criar uma programação totalmente diversificada, garantindo que com o passar do tempo seus colaboradores não deixem de ter interesse pelo conteúdo da sua TV corporativa.

Passo a passo para um planejamento de conteúdo de sucesso

  • Primeiro passo – tenha claros os objetivos estratégicos de sua TV corporativa

Qual é o real objetivo estratégico do seu projeto? Possuir um canal atrativo de divulgação de comunicados? Divulgar índices, potencializar suas ações endomarketing e aproximar os colaboradores da diretoria? Alcançar os colaboradores sem a necessidade de computadores e fortalecer a cultura da empresa por meio de uma mensagem específica?

Seja qual for o seu objetivo, você precisa inicialmente tâ-lo muito bem definido e completamente alinhado junto à diretoria desde o início do planejamento de todo o seu projeto. E é exatamente o objetivo estratégico do seu canal que vai determinar seus próximos passos.

  • Segundo passo – analise as questões básicas do projeto

Depois de ter os seus objetivos o mais claro possível, é fundamental estudar alguns aspectos que são extremamente importantes para definir como e qual será o modelo de grade a ser utilizado em sua TV corporativa. Um dos principais pontos a se analisar é o público-alvo. Seu objetivo é atingir somente os colaboradores de sua produção, os administrativos, um setor específico ou os colaboradores em geral? Analise também se os visitantes terão acessos ao seu canal corporativo. Certifique-se de que o conteúdo a que eles tem acesso seja relevante e interessante.

Defina qual será o orçamento disponível para esse tipo de ação. Qual será a quantidade de telas que será instalada? Você vai contar com algum plano de expansão? Tenha também definidos os locais de instalações de suas telas. Se elas estarão, por exemplo, em ambientes comuns a todos de sua empresa ou em departamentos específicos. É preciso saber ainda qual o tempo de permanência dessas pessoas nestes locais e quanto da programação elas poderão acompanhar.

A localização das telas deve ser considerada ao realizar o planejamento de conteúdo. Isso garante que as informações estarão acessíveis a quem necessita delas.

A localização das telas deve ser considerada ao realizar o planejamento de conteúdo. Isso garante que as informações estarão acessíveis a quem necessita delas.

  • Terceiro passo –  escolha o responsável pela produção de seus conteúdos

Essa é uma decisão de extrema importância e está diretamente relacionada ao planejamento de conteúdo da sua TV corporativa. O responsável vai precisar pensar nos principais assuntos que vão fazer parte de sua grade. É necessário estabelecer se vai contar com palavras do presidente, comunicados e indicadores ou se transmitirá também notícias externas, conteúdo variado e de entretenimento. Você tem a opção de  produzir boa parte deste conteúdo internamente, ganhando agilidade e flexibilidade no processo criativo. Tenha em mente, no entanto, que essa será uma atividade que certamente vai consumir algum tempo da equipe de comunicação.

 

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