Qual o papel da Comunicação Interna e por que ela se tornou tão importante?

O papel da Comunicação Interna, em poucas décadas, deixou de ser apenas publicar o informativo da empresa para se tornar responsável por diversas tarefas táticas e estratégicas. Os desafios da CI nas empresas modernas são muitos e diversos. Ela ocupa a posição de canalizar competências e possibilitar diálogos que seriam impensáveis até pouco tempo atrás. Mas como estas novas atribuições ajudam a construir organizações mais produtivas e mais inteligentes?

Sua empresa ainda usa murais com papel? Não foi exatamente isso que queríamos dizer quando falamos em "Papel da Comunicação Interna"...
Sua empresa ainda usa murais com papel? Não foi exatamente isso que queríamos dizer quando falamos em “Papel da Comunicação Interna”…

O Papel da Comunicação Interna é Disseminar Informações

Cada vez mais os empregados esperam uma experiência de comunicação no trabalho semelhante à experiência de comunicação fora dele. Isto compele a comunicação interna a se tornar mais dinâmica, mais visual e instantânea. Também significa adaptar o estilo de comunicação à maneira com que as pessoas consomem informação. Implica em utilizar a criatividade para proporcionar uma comunicação mais impactante, mais visual e em formatos mais diretos e compactos. A linguagem deve ser mais informal e espelhar o modo como as pessoas conversam.

Palavras conseguem transmitir qualquer ideia, mas imagens cumprem a mesma função com muito mais eficiência. Os departamentos de Marketing já utilizam esta ideia há muito tempo para se conectar com os consumidores. Embora consigam aplicar estas ferramentas de marketing aos seus consumidores, muitas empresas falham ao realizar este trabalho internamente, com seus funcionários. O tempo dos seus colaboradores geralmente é escasso e nem sempre a comunicação interna é prioridade. Por isso é preciso manter a comunicação acessível e interessante. Transpor o conteúdo de um texto para um infográfico leva tempo, mas os resultados são recompensadores. Informações gráficas, quando bem executadas, conseguem traduzir conceitos complexos de modo impactante e de fácil entendimento.

O Papel da Comunicação Interna é Fortalecer a cultura

A visão e os valores (juntamente com uma missão organizacional mais ampla) são os pilares da cultura de uma empresa. Como tal, eles devem sustentar tudo o  que é comunicado internamente.

Ainda que não sejam a mensagem em si, eles ajudam a definir o contexto em que a mensagem se encaixa. Eles representam o DNA da empresa e permeiam tudo o que ela realiza. O papel da comunicação interna é inserir este DNA em tudo o que é comunicado. O plano de comunicação deve seguir esta visão e valores, o conteúdo deve transmiti-los e o comportamento dos líderes e gestores deve refleti-los. Nesse aspecto, a comunicação interna não se restringe mais somente a distribuir informações. Ela também ajuda a construir uma cultura na qual todos são valorizados e estimulados a atingir o seu potencial.

O Papel da Comunicação Interna é Engajar e motivar

Comunicação diz respeito a motivação. Como você convence as pessoas a fazerem alguma coisa? Sua mensagem precisa ser clara o suficiente para não apenas ser entendida, mas também para estimular uma ação do seu público.

Não é suficiente apenas informar o que sua audiência deve fazer. É preciso explicar por que ela deveria fazê-lo. Haverá ocasiões em que será preciso comunicar mudanças que afetarão de modo negativo a rotina de alguns colaboradores. Não apenas informe esta mudança, demonstre por que ela está acontecendo. É surpreendente o quão compreensivas as pessoas podem ser quando se explica o motivo pelo qual uma determinada ação é necessária, por mais negativa que ela seja.  

O papel da Comunicação Interna é encontrar o funcionário mais engajado e compartilhar a sua história com os demais
O papel da Comunicação Interna é encontrar o funcionário mais engajado e compartilhar a sua história com os demais

Contudo, às vezes pode ser preciso algo a mais. É preciso encontrar aquilo que irá envolver e motivar as pessoas. Isso pode significar usar uma linguagem simpática. Pode significar mostrar como uma atividade diária de um setor contribui para a estratégia geral da empresa. Pode significar compartilhar histórias de sucesso e, às vezes, envolver alguma recompensa tangível (e isso não significa necessariamente “dinheiro”). Não esqueça os pequenos detalhes. Parabenizar alguém por um bom desempenho ou elogiar um trabalho bem feito podem fazer uma grande diferença.

É papel da comunicação interna encontrar dentro da empresa pessoas apaixonadas pelo que fazem e então compartilhar as suas histórias. É preciso desenvolver e demonstrar os valores organizacionais de modo que todos possam se identificar. É preciso fazer com que todos se sintam entusiasmados com o futuro e conectados uns aos outros (e como parte de um todo). Se você não fizer isto, as pessoas irão continuar comparecendo ao trabalho e realizando as suas tarefas. Elas apenas não irão fazer aquele esforço extra por você.

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