Como o Endomarketing vai otimizar os resultados da sua empresa

Veja como as maiores empresas estão otimizando os resultados utilizando as ferramentas de endomarketing. Confira 4 estratégias para implementar agora mesmo!

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Já sabemos que o marketing é a ferramenta principal para movimentar as vendas e a promoção de uma marca no mercado. Agora vamos falar sobre outro tipo de marketing que, aliado às técnicas de administração e recursos humanos, traz grandes resultados para as empresas.

O endomarketing é uma ferramenta muito utilizada para promover a marca dentro da empresa, entre seus colaboradores. O objetivo é, não só fazer com que as pessoas que trabalham ali acreditem no produto, mas também motivá-las e melhorar o ambiente para que todos possam obter seus melhores desempenhos. Isso é feito através do engajamento em torno dos objetivos e metas da corporação.

Os processos de marketing interno (outro nome utilizado para a ferramenta) visam entender as reivindicações e necessidades dos funcionários, atender da melhor maneira e torna-los evangelizadores da marca. O raciocínio é o seguinte: se as pessoas “de dentro” acreditam no produto, as pessoas “de fora” também vão acreditar. E faz total sentido. Você compraria um bolo de uma pessoa que, além de ter uma imagem desleixada, não passa confiança sobre o produto? Certamente não. O mesmo pode ser aplicado em todos os níveis do mercado.

A importância do endomarketing

Abrir os canais de comunicação para que os colaboradores deem sua opinião ajuda a empresa a melhorar sua influência com o público interno. Para isso é importante que o departamento de Recursos Humanos se junte nesta jornada para integrar suas técnicas.

Nesta sociedade o papel do RH é identificar as necessidades dos trabalhadores e transformar os problemas em oportunidades de melhora, enquanto o marketing demonstra que cada um não é apenas uma peça na engrenagem, mas tem sua importância dentro de cada departamento.

Benefícios

Além dos benefícios já citados, existe uma série de coisas boas que uma campanha de endomarketing bem estruturada pode trazer para a organização. Entre elas está a sensação de pertencimento por parte do funcionário. Ele percebe que a empresa tem um objetivo e uma série de valores. Quando passa a acreditar nisso, se sente valorizado pela organização e, como uma forma de agradecimento, aumentam sua dedicação e comprometimento com suas tarefas. Neste momento acontece o aumento da produtividade,  que é boa para o colaborador e também muito lucrativa para a empresa.

Outro benefício provindo da valorização do profissional é o aumento da satisfação com o trabalho. Pessoas satisfeitas não estão preocupadas apenas com o salário, mas com os resultados. Quando alguém trabalha com este objetivo, consegue aprender mais e se envolver melhor com os projetos, otimizando os resultados da organização no processo.

Da mesma forma que é importante fidelizar clientes, é imprescindível fidelizar profissionais. O endomarketing também promove a retenção de talentos, já que os trabalhadores se sentem bem em seu ambiente de trabalho. Isso traz benefícios na operação porque se perde menos tempo treinando pessoas e todos já estão familiarizados com os processos.

Todos estes fatores ainda contribuem para aumentar o lucro da empresa, que consegue aumentar a expansão de suas atividades com mais facilidade quando tem um clima organizacional agradável.

Como implantar o endomarketing?

Lembra que falamos lá no começo que o RH deve trabalhar junto com o marketing? Vamos explicar agora qual será a sua função na prática. Tendo em mente que uma ação de endomarketing é voltada exclusivamente para os colaboradores, o departamento de recursos humanos é quem deve fazer o primeiro contato.

Antes de qualquer estratégia de marketing deve haver uma pesquisa para saber quais são as necessidades do cliente. O mesmo é feito com os profissionais da organização. O RH deve realizar ações para descobrir isto e outras questões acerca da percepção dos colaboradores com relação ao seu ambiente de trabalho. Podem ser feitas pesquisas, questionários, reuniões pessoais, enfim. Tudo depende do que a equipe de recursos humanos achar melhor para aquele momento.

Com essas informações em mãos é hora de traçar estratégias de marketing para trazer o funcionário para junto da empresa. O treinamento de equipes é uma ação que ajuda muito nesta missão. Durante os treinamentos os profissionais são incentivados a interagir mais e trocar experiências. Outro recurso muito utilizado e conhecido é a bonificação por participação nos resultados. Esta é a maneira mais clara que a empresa tem de reconhecer os esforços de seus colaboradores.

Otimizando os resultados com 4 estratégias de endomarketing

Melhore sua comunicação interna

Ao invés daquele modelo antigo em que as mensagens são transmitidas de cima para baixo na pirâmide hierárquica da empresa, procure criar canais de diálogo. Assim os funcionários terão voz para se expressar e sugerir melhoria nos processos internos. Identifique se há algum tipo de ruído na comunicação e como estes problemas podem ser resolvidos.

Durante qualquer processo de mudança ou implementação de novas ferramentas, a comunicação é parte fundamental. Por isso cuide muito bem dos canais que a empresa utiliza.

Promova iniciativas de integração

Estas iniciativas visam aumentar a integração entre os funcionários e direção. Existem vários tipos de ações de integração. As mais conhecidas são as festas de fim de ano e happy hours. Mas dá para ir além destes tradicionais encontros.

Algumas empresas, num esforço para promover qualidade de vida e estabelecer seus valores entre os profissionais, procuram atividades em que muitos se interessem e fazem grupos para desenvolvê-las.

Por exemplo, se há um número de funcionários que gostam de correr, organiza-se um grupo de corrida da empresa para que todos participem de corridas juntos. Indo para a área do conhecimento, há organizações que promovem cursos sobre temas específicos de interesse da maioria para aumentar o conhecimento. Atividades deste tipo refletem as mensagens que a empresa quer passar para a sociedade.

Dê feedbacks

O feedback ajuda o profissional a entender quais práticas estão dando certo e quais podem ser melhoradas. Receber este tipo de retorno ajuda a valorizar e motivar o profissional.

Qualifique sua equipe

Além de trazer benefícios para a empresa através da mão de obra mais capacitada, a qualificação é uma forma de mostrar que o desenvolvimento do colaborador faz parte do projeto de crescimento.

Existem muitas outras técnicas para implementar o endomarketing. Procure profissionais no assunto para achar a melhor para a sua empresa.

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