Novembro Azul: Ideias de ações para realizar na empresa + pacote de conteúdo para download

Novembro Azul: ideias de ações de endomarketing para realizar na empresa

O Novembro Azul é um mês para reforçar a prevenção e também conscientizar os homens sobre o câncer de próstata, uma doença, que pode ser curada caso diagnosticada em fase inicial.

Os dados levantados pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) alertam sobre casos novos de câncer: foram 68.220 casos novos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019. E 90% deles podem ser curados caso sejam detectados cedo. No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos de idade. Por isso, recomenda-se que o todos os homens façam o exame de toque retal ou PSA a partir dos 50 anos de idade.

Ações para o Novembro Azul

Pensando nisso, confira algumas ideias de ações que podem ser realizadas dentro da sua empresa para conscientizar o quadro de funcionários sobre essa doença:

Crie o dia temático azul em Novembro

Estimule que seus funcionários trabalhem vestidos de azul em um dia do mês de Novembro para reforçar a ideia de conscientização do câncer de próstata entre os homens. Essa ação pode ajudar para que os homens, independente da idade, lembrem da importância da prevenção dessa doença. Às vezes é pelo simples esquecimento que o exame não é feito, e você estará ajudando os integrante do seu time nessa.

Disponibilize palestras sobre o câncer de próstata

Uma pessoa especializada no assunto pode reforçar algumas formas de prevenção e também para ligar um alerta sobre o estado de saúde em relação ao câncer de próstata. Mais do que isso, você pode levar pessoas que venceram essa batalha, para explicar com conhecimento empírico o que passa na vida de alguém que é diagnosticado com câncer de próstata.

Distribua materiais informativos

Usando Flyers, mural ou até mesmo TV Corporativa, você pode confeccionar um material didático para o seu quadro de funcionários com dicas e informações sobre o Novembro Azul e o câncer de próstata, como, por exemplo, sinais que exigem atenção sobre o assunto. Caso você opte por utilizar a TV Corporativa, poderá criar visuais diferentes para cada dia do mês, com frases e dicas sobre a doença e sua prevenção.

Crie um layout para fotos com o laço azul

Você já viu aquele quadro para bater fotos como se fosse um post do Facebook com diversas curtidas? Seria interessante fazer um molde com a logo da sua empresa e um laço azul, ou distribuir bigodes azuis de EVA para que seus funcionários façam fotos e, assim, alimentem as redes sociais pessoais e até de sua empresa com essa ação conscientizadora.

Faça uma decoração especial

Pode ser durante todo o mês ou em um dia específico, mas ter um ambiente decorado com as cores azuis para que seja feito um coffee break entre seus funcionários ou até mesmo durante o intervalo deles seria uma ação muito inspiradora.

Distribua laços azuis para seus funcionários usarem nas roupas

Uma forma simples, porém eficaz para lembrar sobre o mês de Novembro e da luta contra o câncer de próstata são os laços azuis. Cada vez que um funcionário olhar no seu peito, vai ver o laço e vai lembrar do motivo de estar usando-o. É um gesto pequeno, com uma pequena lembrancinha, mas que pode ter um efeito importantíssimo na conscientização sobre o Novembro Azul.

São inúmeras ações de Endomarketing para você utilizar em sua empresa e com seus funcionários no mês de novembro, mas o mais importante é repassar as informações sobre o câncer de próstata como exames e sintomas para servir de alerta.

Interessante seria ter um mural ou até mesmo em uma TV Corporativa com esses dados passando a todo instante para relembrar seus funcionários da importância destas ações. Mesmo sendo de forma mais simples e objetiva, apenas com texto, você pode estar fazendo a diferença para o seu quadro de colaboradores.

Novembro Azul: Baixe agora o pacote de conteúdos para TV Corporativa
Novembro Azul: Baixe agora o pacote de conteúdos para TV Corporativa

Informações importantes que devem ser transmitidas durante o Novembro Azul

O desconhecimento sobre o exame é o maior entrave para os homens procurem um médico para tratar deste assunto. Para combater este preconceito é importante fornecer informações e esclarecimentos sobre estes exames.

Toque prostático

Esse exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata e, assim, tentar detectar algum nódulo. O médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo, protegido por uma luva lubrificada, no reto.

PSA

Exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – antígeno prostático específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Biópsia

Para confirmar a doença é preciso fazer biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata, para serem analisados em laboratório. Ela é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.

Novembro Azul: vamos falar sobre a saúde do homem?
Novembro Azul: vamos falar sobre a saúde do homem?

Conheça alguns fatores de risco para o câncer de próstata:

Idade

O risco de desenvolver o câncer de próstata aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Histórico de câncer na família

Homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.

Sobrepeso e obesidade

Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

O objetivo da campanha Novembro Azul é conscientizar os homens da importância da detecção do câncer de próstata. Quando descoberto cedo, as chances de cura desta doença aumentam — e muito. 

Vale lembrar que qualquer ação ligada ao Novembro Azul e à prevenção do câncer de próstata é super válida. Além de estar ajudando na conscientização sobre a doença e a importância da realização doe exames, sua empresa estará contribuindo para a saúde dos seus funcionários.

Sua empresa realiza alguma ação durante o Novembro Azul? Deixe seu comentário abaixo.

Novembro Azul: Baixe agora o pacote de conteúdos para TV Corporativa
Novembro Azul: Baixe agora o pacote de conteúdos para TV Corporativa

Deixe uma resposta