A necessidade do reconhecimento para a vida

Qual a importância do reconhecimento para a vida?

Reconhecimento para a vida tem a ver com a valorização de atitudes e palavras que trazem benefícios para quem é reconhecido e também para quem reconhece. Isso ajuda a humanizar as relações, sejam elas profissionais ou interpessoais no geral, e auxilia de maneira contundente no desenvolvimento da sociedade. Pois todos os seres humanos querem e almejam a satisfação que só a gratidão proporciona.

De fato onde mais se busca reconhecimento é no âmbito profissional. Já que ele está relacionado não só ao salário em si, mas ao fato do sentimento de prazer ao trabalhar e não somente executar uma função por obrigação, e faz com que cada pessoa se sinta importante por contribuir para uma causa, por menor que ela possa parecer, além de que isso ajuda, também, no desenvolvimento pessoal e em pretensões de carreira maiores.

Como a valorização pode influenciar as pessoas na autorrealização

Fugir da conformidade e da própria estagnação e buscar uma felicidade, que não está atrelada somente a um cargo ou dinheiro que ele possa trazer, é fator determinante na busca diária por reconhecimento, é observável, contudo, que essa característica, da busca pela satisfação, seja ela trazida por uma palavra ou por um ato, tem se mostrado mais latente nas gerações que surgem ao final do século XX e início do XXI, que querem cada vez mais se sentirem úteis e serem mais do que números em uma empresa.

Ainda no aspecto profissional, essas gerações, que não se satisfazem com a paralisia e que querem não somente quebrar um paradigma, dos quais, em muitos casos, os pais viviam, que significava trabalho só para o sustento, mas também serem reconhecidas, seja pelos amigos, chefe ou família, estão ligadas, ainda, à autoestima e ao autorreconhecimento, que vem com o investimento, de tempo e dinheiro, nos estudos e principalmente com o esforço que cada um emprega em seus objetivos.

Resumindo, subir de cargo ganhou mais um significado, e não é somente sinônimo de salário melhor. Esse fato está relacionado, mais do que nunca, com a autorrealização que somente a valorização do indivíduo, por intermédio de títulos, pode proporcionar e a satisfação e o sentimento universal de pertencimento ou aceitação, que estão, também, ligados ao reconhecimento.

A motivação gerada por parte dos empregadores visa não somente a valorização do profissional, mas também a manutenção do engajamento e funcionalidade de cada indivíduo para com suas funções dentro das instituições que lhes cabem. Dessa forma, é possível dar continuidade e mostrar a cada um seu valor como parte importante de um todo e não somente um mero número substituível que traz lucro.

Por essas e outras condições, o reconhecimento se faz necessário para que cada cidadão se sinta mais humano e consiga se desenvolver, já que, se não se sentir necessário dentro de seu próprio meio, o resto poderá estar comprometido.

Faça uma auto-observação. Não se deixar abater e continue buscando seus objetivos. Busque sempre ver e valorizar as coisas que estão aoseu redor. Sobretudo, reconheça seus colegas e subordinados, e tenha sempre em mente que os benefícios são mútuos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *