Indústria Logística ganha produtividade com o uso de Digital Signage

Digital signage é cada vez mais utilizado na industria logistica e centros de distribuicao

Digital signage é cada vez mais utilizado na industria logistica e centros de distribuicao

A indústria logística, até pouco tempo atrás, era vista meramente como uma área de apoio a outras indústrias produtivas. Hoje em dia, contudo, estas empresas são reconhecidas como uma área estratégica de vital importância. A globalização exige que as operadoras logísticas sejam mais eficientes que nunca e os avanços tecnológicos permitem a criação de empresas super competitivas. Com o auxílio da tecnologia, é possível controlar cada movimentação, medir e analisar cada aspecto das atividades. Porém, um dos fatores mais críticos para estas empresas é a comunicação interna.

Um bom fluxo de comunicação interna é crucial para a indústria logística.

>A comunicação interna é uma área que as empresas conseguem observar ganhos com muita rapidez. Diversos estudos  indicam que o uso de digital signage para exibir informações em tempo real aumentam a produtividade. De fato, é possível observar ganhos imediatos de mais de 10% em produtividade em centros de distribuição logo após a instalação de painéis informativos digitais. A possibilidade de monitoramento em tempo real permite que se reduza o tempo de resposta e aumente a eficiência operacional. Uma pesquisa  indica que armazéns equipados com sinalização digital percebem dentro de poucos meses um ganho médio de 20% em produtividade, além de reduções em falhas, retrabalhos e desperdícios.

Inúmeros líderes já constataram que uma comunicação visual de dados precisa aumenta a produtividade na indústria logística. “Nós usamos digital signage para exibir o dashboard de KPIs que indica a situação de todas as ordens pendentes e em qual estágio elas se encontram. Dessa forma, nossos funcionários e a gerência estão sempre a par do que está acontecendo. Eles conseguem agir rapidamente para corrigir quaisquer atrasos ou outros problemas. Quando nossos clientes nos visitam, ficam encantados acompanhando os dados em real time e o fluxo do trabalho.” diz Igor Pestrikov, da MODAEXPRESS USA.

Digital signage em terminal da Pacific National em Adelaide.

Digital signage em terminal da Pacific National em Adelaide.

A operadora ferroviária Pacific National, da Austrália, transporta cargas para operadoras logísticas locais e internacionais. A empresa utiliza sinalização digital em seus terminais para manter a equipe atualizada com informações importantes e campanhas de segurança.

Comunicação Interna em Centros de Distribuição e Depósitos

Para manter um centro de distribuição eficiente é preciso contratar, treinar, motivar e reter bons funcionários. E a comunicação interna é um aspecto crítico para que isto aconteça. A maioria dos funcionários de centros de distribuição não trabalha em uma mesa ou com acesso a um computador. Alcançar estas pessoas é um desafio. Seus funcionários precisam estar informados sobre programações, horários, avisos e etc. estejam eles abastecendo prateleiras, despachando produtos ou operando empilhadeiras. A sinalização digital é uma plataforma muito efetiva para comunicação nestes ambientes. É ainda uma solução muito útil para empresas com múltiplos turnos. Muitas vezes quem trabalha fora do horário comercial se sente desconectado dos acontecimentos da empresa.

Quando instalada em depósitos, a sinalização digital pode exibir mapas de localização e dados sobre estoques. Em um centro de distribuição, permite exibir o status de todas as ordens sendo processadas, a situação dos embarques ou da fila de transportadores. Terminais em áreas de expedição podem mostrar informações sobre os próximos carregamentos e rotas. Ela ajuda ainda a construir uma cultura de segurança ao comunicar visualmente como evitar acidentes, reforçar treinamentos e veicular lembretes sobre procedimentos e normas.

Dados em tempo real ajudam a melhorar o desempenho

A sinalização digital consegue integrar a visualização de dados críticos e permitir que eles sejam facilmente compreendidos. Isto cria oportunidades para aumentar o ROI, reduzir custos e desenvolver uma vantagem competitiva. A equipe pode visualizar instantaneamente as informações mais atualizadas, permitindo que eventuais problemas sejam corrigidos prontamente. Ter os indicadores e metas sempre disponíveis a todos os funcionários ajuda ainda a manter o foco nos objetivos.

É fácil perceber por que o digital signage vem se tornando uma forma de comunicação cada vez mais utilizada na indústria logística. É uma ferramenta eficaz, confiável e flexível que vai ao encontro das necessidades operacionais deste setor. Clique aqui para saber mais sobre como utilizar a sinalização digital para melhorar a comunicação interna na sua empresa.

Veja como a TV Corporativa pode ajudar a sua empresa a se comunicar melhor e aumentar o engajamento dos seus colaboradores

Veja como a TV Corporativa pode ajudar a sua empresa a se comunicar melhor e aumentar o engajamento dos seus colaboradores

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *