Imagem manchada: impactos de uma comunicação interna ruim

Pessoa com problemas na comunicação

Cada vez mais é necessária a utilização certa de estratégias de comunicação para evitar problemas e arranhões na imagem da empresa. Vamos iniciar lhe dando um exemplo de comunicação interna ruim. Você já deve ter passado por uma experiência parecida: pede uma pizza de calabresa, mas o que chega até você é uma de queijo. Parece um erro bobo de comunicação, mas a consequência que isso pode trazer é imensa. Por exemplo: e se o cliente que recebeu a pizza errada for alérgico a queijo?

Além de chatear o cliente, que recebe um pedido diferente do realizado, isso reflete a forma como os setores da pizzaria se comunicam. Um erro pode manchar a imagem do seu comércio e espantar o cliente. Ninguém quer isso, né?

Se em pequenas empresas, como a pizzaria, os problemas de entendimento entre os setores pode gerar prejuízos, imagine em médias e grandes corporações. Assim, cada vez mais se faz necessária a correta utilização de estratégias de endomarketing para que os problemas sejam reduzidos e a imagem da empresa não seja arranhada.

Comunicação interna baixa = produtividade baixa

Não há sintoma tão óbvio em métodos ruins de endomarketing quanto a diminuição ou perda da produtividade dos colaboradores. Essa piora deriva da falta de conhecimento sobre as tarefas que devem ser feitas. Outra razão pode ser a insatisfação com as demandas hierárquicas através de comunicados orais. Quanto menos informação chega até a pessoa, menos ela produzirá.

Um bom endomarketing é o reflexo de uma boa organização

Investir em endomarketing, de forma correta e estruturada, permite a superação de problemas em pouco tempo. Para isso, é preciso que setores como o RH estejam atentos às novas formas de fazer a comunicação interna.

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Setores empresariais desconexos

Muitos gestores de grandes corporações começam reduções de custos pelos setores de comunicação interna das empresas. Mas qual o efeito disso? Os setores não se falam e logo os prejuízos começam a aparecer. Vamos refletir: Se não há um software específico para os funcionários indicarem os problemas que acontecem em seus equipamentos, como o pessoal da TI irá corrigir os erros?

Por isso, as estratégias ruins de endomarketing desmotivam muitos setores, pois eles perdem sua integração. Assim, muitas vezes, a culpa cai em pessoas que não tem relação com o problema. Resultado: a situação fica sem solução.

Redução nos investimentos

Se o engajamento dos funcionários não está de acordo com o nível de uma grande organização, o capital da empresa é o principal afetado. O relatório divulgado pela Willis Tower Watson diz que uma comunicação eficiente traz até 47% de investimento dos acionistas em relação às firmas que desprezam o endomarketing. Ou seja, os efeitos de uma comunicação ruim podem fazer com que metade dos recursos não entrem na organização. De arrepiar!

Os custos da rotatividade de funcionários

A falta de diálogo interno reflete até na gestão de pessoas. Isso porque quanto mais colaboradores saírem da empresa, mais custos chegam para contratar e treinar novos funcionários. Isso sem contar os pagamentos dos benefícios para quem saiu – nós sabemos os altos valores que isto representa no Brasil.

Além disso, um alto nível de rotatividade (turnover) é péssimo para a marca da empresa. Este índice relaciona a taxa entre as contratações e demissões. O turnover passa a ter um caráter ruim quando esse número é muito alto, pois indica a falta de interesse dos profissionais em permanecer na empresa.

Outros problemas de uma comunicação interna ruim

Sem o diálogo, as informações certas param de chegar em cada funcionário. Não só isso diminui as noções de segurança no trabalho como também piora a capacidade de lidar com as ferramentas internas. Além disso, a falta de diálogo também pode dar espaço para a sensação de não ser reconhecido como profissional e as intrigas. Ninguém quer isso, certo?

Por isso recomendamos que você cuide da comunicação interna de sua empresa: é o melhor jeito de evitar manchar a imagem de sua firma.

1 comentário em “Imagem manchada: impactos de uma comunicação interna ruim

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