Hora do Alongamento: por que você deveria se mexer mais durante o trabalho

alongamento e atividades físicas no escritório

A prática de atividades físicas, como o alongamento, traz benefícios em diversos aspectos das nossas vidas, inclusive no trabalho. Os problemas de saúde relacionados ao trabalho não se limitam apenas aos funcionários de indústrias ou da construção pesada. Eles podem ocorrer em todos os tipos de ambientes, inclusive em escritórios. Quem trabalha em escritórios costuma se movimentar muito pouco, causando diversos danos ao corpo. 

Os nossos corpos não foram feitos para se sentarem o dia todo. Sentar-se durante longos períodos de tempo tem um efeito negativo na nossa saúde. O que é pior, muitas pessoas passam até 15 horas por dia sentadas, seja numa cadeira no escritório, seja no carro ou no sofá em casa. 

este video faz parte da biblioteca de conteudos para tv corporativa da pix midia

Sentar-se por longos períodos na sua mesa realizando movimentos repetitivo pode levar a diversas complicações para a saúde e o bem estar do colaborador. Logo após sentar-se, a atividade muscular desacelera e a taxa de queima de calorias cai para uma caloria por minuto, o que é cerca de um terço do que seria se estivesse caminhando. A produção das enzimas que ajudam a queimar gorduras diminui em 90% e, em pouco tempo, a efetividade da insulina reduz em 20%, aumentando o risco de diabetes. De acordo com estudos do Archives of Internal Medicine, pessoas que passam o dia sentadas têm 40% mais risco de morte. Pessoas com um estilo de vida mais sedentário tem mais que o dobro de chances de desenvolver doenças cardiovasculares que pessoas mais ativas.

Rotina de escritório

Ficar em uma posição fixa enquanto se faz movimentos repetitivos é algo típico de um trabalho de escritório. Pesquisas mostram que movimentos repetitivos, má postura e permanência na mesma posição podem causar ou piorar problemas ósseos e musculares. Inclinar a cabeça para frente, em direção ao teclado ou à tela do computador causa tensão nas vértebras cervicais e inclinar-se à frente causa uma extensão excessiva dos músculos dos ombros e costas, particularmente o trapézio. Além disso, pessoas que passam longos períodos curvadas para frente têm maior risco de desenvolver hérnias de disco lombares, pois o peso da parte superior do corpo não se distribui ao longo do arco da espinha da forma como deveria.

Ainda que nem todos possam trabalhar de pé, realizar alguns alongamentos ao longo do dia pode melhorar a saúde no longo prazo. Uma pesquisa australiana sugere que pequenas pausas a cada hora podem aliviar a grande parte dos problemas. Trata-se de criar intervalos ao longo do dia para dar ao seu corpo algum alívio.

movimentos repetitivos, má postura e permanência na mesma posição podem causar ou piorar problemas ósseos e musculares

Passar o dia sentado piora sua saúde

Fazer um alongamento leve no meio do expediente contribui não apenas para a saúde, mas também para fortalecer os laços da equipe. Uma sessão diária de exercícios em grupo às 11h da manhã para que todos possam fazer um alongamento leve não apenas melhora a saúde de todos, mas também pode servir como uma oportunidade de formação de equipe. Com isso, você pode incentivar a sua empresa a transformar a pausa para alongamento no meio do expediente em um hábito de todo o escritório. 

A perspectiva de fazer alongamentos na sua mesa de trabalho pode parecer estranha, mas não estamos sugerindo que você faça polichinelos ou pule corda no escritório. Há muitos alongamentos que você pode fazer sentado ou de pé que podem ajudar a aliviar dores e tensões, bem como aumentar a energia e estado de atenção.

Movimentar-se é importante para a circulação do sangue pela musculatura. Pesquisas mostram que não é necessário fazer exercícios vigorosos para obter os benefícios, circular um pouco pelo ambiente é suficiente. Assim, tente incorporar uma maior variedade de movimentos à sua rotina no local de trabalho (por exemplo, caminhar até uma impressora, ficar de pé para uma reunião, subir escadas, estacionar um pouco mais longe da entrada todos os dias).

Fazer um alongamento leve no meio do expediente contribui não apenas para a saúde, mas também para fortalecer os laços da equipe.

Alongamento: Muito mais que benefícios para o corpo

A falta de atividade física não afeta apenas a sua saúde, ela pode ter um impacto direto no desempenho no trabalho e no engajamento. Além dos aspectos relacionados à saúde, o maior benefício do exercício físico para o trabalho é que ele melhora sua produtividade ao permitir que você faça pausas regulares para clarear a mente. De acordo com estudos, 60% das pessoas disseram que seu desempenho mental melhorou nos dias em que se exercitaram. Além disso, 27% dos empregados relataram lidar melhor com o stress nos dias em que realizaram atividades físicas.

Faça alguns alongamentos em intervalos regulares ao longo do dia – mesmo que sejam apenas por um minuto. Estes alongamentos não terão de modo algum o mesmo efeito que ir à academia algumas vezes por semana, mas fazer alguns deles todos os dias é muito melhor do que ficar sentado à sua mesa durante horas a fio.

banner para mais conteúdos: saiba mais sobre a solução da pix mídia para comunicação interna