As lucrativas vantagens dos funcionários altamente engajados

Promover o engajamento dos colaboradores é, talvez, o maior desafio encarado pelos gestores de recursos humanos. É, também, uma oportunidade enorme de obter comprometimento a longo prazo e dedicação incondicional da equipe. Há muito tempo os administradores já perceberam  que o marketing é uma ferramenta essencial ao desenvolvimento de qualquer empresa, seja para divulgar a marca, criar competitividade ou aumentar as vendas de produtos. No entanto, embora consigam aplicar as ferramentas de marketing aos seus consumidores, muitas empresas falham ao realizar este trabalho internamente, com seus funcionários.

As lucrativas vantagens dos funcionários com alto engajamento

Apenas 30% dos funcionários se encontram devidamente engajados, segundo pesquisa. 

O problema é que este comprometimento é, muitas vezes, confundido com a satisfação do empregado. Apesar de serem fatores muito relacionados, o engajamento é algo muito mais complexo. Exige a visão dos membros da equipe como pessoas reais e completas, com ideias, aspirações, desafios e objetivos dentro e fora da empresa. Estas pessoas não são apenas meios para gerar resultados para a empresa, são recursos inestimáveis que precisam ser entendidos e estimulados para que possam desenvolver todo o seu potencial no trabalho.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa americana de consultoria em gestão e performance Gallup, funcionários engajados tem mais que o dobro de probabilidade de permanecer no emprego do que aqueles caracterizados como não engajados e são mais sujeitos a indicar amigos e familiares para trabalhar na empresa. Estes funcionários também são 2.5 vezes mais produtivos que os não engajados. São menos sujeitos a faltas e trabalham com mais segurança. Eles geram menos defeitos e estão menos sujeitos a cometer furtos no local de trabalho.  Estes fatores geram menores custos de recrutamento, contratações, treinamentos e perdas de produtividade.  Eles ainda promovem maiores níveis de engajamento de clientes. Isto culmina em maior lealdade à marca, maior crescimento e lucratividade.

O que fazer para melhorar o engajamento?

Estatísticas e pesquisas são ferramentas de diagnóstico muito úteis. Elas não nos apontam, contudo, quais as características de um funcionário desmotivado no local de trabalho. Inspirados pelas conclusões da pesquisa do grupo Gallup, organizamos um mini guia sobre engajamento. Nele exploramos os quatro perfis de funcionários existentes em todos os locais de trabalho e seus impactos na organização. Além disso, indicamos ainda 6 estratégias e práticas de endomarketing para ajudar empresas de qualquer segmento a melhorar o engajamento dos funcionários.

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