Economia de água: materiais para ações de endomarketing

Economia de Água no Trabalho

A sustentabilidade é uma tendência global. Começando através de ambientalistas e indo para pautas mundias de debate já nos anos 70, o desenvolvimento sustentável é, ao mesmo tempo, uma estratégia direta de sobrevivência a longo prazo, e a estratégia de diferenciação adotada por muitas das empresas que querem ser bem vistas pelo consumidor. E a economia de água está diretamente ligada a isso!

A economia da água dentro do ambiente corporativo é uma das formas de aplicar a sustentabilidade na prática. Incentivar essa prática ajuda não só na economia financeira como também no senso de responsabilidade, ajudando a tornar os funcionários mais engajados e a criar uma cultura organizacional mais coesa.

Continue lendo para conhecer todas as nossas sugestões de ação de marketing para economia de água e para baixar gratuitamente os materiais que preparamos para você.

TV Corporativa - solução para Comunicação Interna

Nós aqui da Pix Mídia criamos e disponibilizamos um pacote de vídeos para TV Corporativa e gráficos para impressão para que você possa utilizá-los gratuitamente na comunicação interna da sua empresa. Esperamos que você possa aproveitá-los na sua próxima campanha de endomarketing!

Ações para economia de água

Entenda a importância

Sem entender o porquê de dessa economia, não é possível gerar uma mudança de comportamento. É importante ressaltar que nós vivemos, trabalhamos e nos divertimos em um ambiente com recursos e capacidade limitada – a água que existe na terra é a mesma que existe há milhares de anos. Precisamos gerenciar bem esse recurso precioso para que nossa permanência nesse planeta ocorra com qualidade.

O objetivo é aproveitar ações individuais e transformá-las em um poder coletivo que tenha um impacto real e duradouro no planeta.

As ações para economia da água que sugerimos aqui podem ser replicadas também individualmente, na casa de cada colaborador, e eles certamente sentirão os mesmos benefícios (se não mais) da prática na empresa. Isso é outro ponto que pode ser incentivado na sua campanha.

Economia de água - ações para endomarketing e pacote com materiais. Baixe agora!

As principais medidas a tomar

Feche a torneira enquanto não estiver utilizando

Seja na hora de lavar a louça na copa, lavar as mãos no banheiro ou escovar os dentes após as refeições, a torneira deve permanecer fechada enquanto não estiver sendo usada. Use a água somente para o enxágue da louça, das mãos, da boca e da escova de dentes, no final de cada processo.

Não jogue lixo no sanitário

Para evitar entupimentos, papel higiênico e outras formas de lixo não devem ser colocadas no vaso sanitário. É importante que as lixeiras fiquem sempre próximas e não acumulem demais antes de serem limpas.

Caso exista a possibilidade de trocar a descarga ou o sanitário todo, é interessante considerar as opções que possuem válvula dupla, que gastam entre 3 e 6 litros dependendo do botão utilizado. Considerando que a média das descargas utiliza 12 litros de água, e as mais antigas, 30 litros, é uma economia considerável.

Comunique caso perceba algum sinal de vazamento

É extremamente importante que os vazamentos não tomem proporções grandes e sejam consertados o mais brevemente possível. Além de gastar menos água, resolver um problema desses no início permite que menos áreas sejam comprometidas, e logo, menos equipamentos e estruturas tenham que ser substituídos.

Se um funcionário parou o que estava fazendo para reportar um vazamento, a empresa deve levar a sério e tomar as ações necessárias.

Outras ações para a economia de água

Ensine pelo exemplo

Para começar a ser adotado pela maioria, a empresa deverá liderar mostrando o exemplo. Um começo é quando as pessoas de maior escalão adotam as medidas de cuidado. Outras formas de mostrar o exemplo são as manutenções preventivas, e a substituição de equipamentos como sanitários ou torneiras por versões mais econômicas. Quando essas manutenções ocorrem, divulgar o que está sendo feito se torna bom como endomarketing: além de o colaborador ficar bem informado, ele vê também o exemplo positivo que a empresa está passando com suas ações.

Comunique-se!

Se você pretende causar um impacto positivo com suas ações, precisa comunicar o que está sendo feito. Se você quer que os outros adotem novas medidas também, essas informações precisam ser divulgadas. Escolha bem as formas de comunicação que serão mais efetivas no seu caso: email marketing, cartazes em áreas estratétigas, rede social empresarial, TV corporativa ou serviços de mensagem como o Whatsapp. A TV corporativa, em especial, apresenta excelentes resultados, por ser mais dinâmica e atrativa para a atenção do espectador. Vários desses meios de comunicação podem ser usados em conjunto para reforçar sua mensagem.

Otimize seus processos

Uma ação de longo prazo é analisar todos os processos da empresa e procurar onde as economias podem ser feitas. Processos de tingimento de tecido na indústria têxtil, por exemplo, famosos por usarem cerca de 80 litros de água por cada quilo de tecido, são muito mais econômicos em versões modernas: a tecnologia dope-dyed adiciona a cor antes dos polímeros serem extrudados para fazer os fios, eliminando o uso da água.

Exemplo do desperdício no tingimento tradicional. Imagem: Stylourbano.

Cada tipo de empresa pode realizar melhorias diferentes para seus próprios processos – por isso, a contribuição de cada um é essencial! Quem conhece melhor os processos do que quem trabalha com eles todos os dias?

Incentive a participação

Os funcionários terão um maior engajamento caso percebam como podem contribuir. Nesse sentido, peça sugestões de como a empresa pode agir para ser mais sustentável. Seu time certamente terá muito a contribuir!

Economia de água - ações para endomarketing e pacote com materiais. Baixe agora!
TV Corporativa - solução para Comunicação Interna