Dicas essenciais para criar conteúdo envolvente para sua TV Corporativa

Dicas essenciais para criar conteúdo envolvente na sua TV Corporativa

A TV Corporativa é uma ferramenta de comunicação dinâmica, flexível e atraente. Ao contrário dos antigos quadros de mensagens, as possibilidades de conteúdo são praticamente ilimitadas e podem ser criadas em poucos instantes. E isso pode ser um desafio tanto quanto uma solução, dependendo da habilidade da equipe responsável por criar conteúdo. Uma diagramação inadequada prejudica a compreensão da mensagem e confunde os colaboradores. Publicar um conteúdo desleixado, feito às pressas ou não esteja alinhado aos objetivos da empresa, pode arruinar quaisquer benefícios que o investimento nesta ferramenta traria. 

Ao criar conteúdo para a TV Corporativa, o primeiro passo é definir quem é a sua audiência. Nem todo mundo reage da mesma forma a uma mesma publicação. É preciso primeiro saber o que motiva o seu público, para então desenvolver conteúdos com os quais ele se identifique. Faça perguntas como “Que tipo de assunto seria de interesse para a minha audiência? Qual seria a melhor forma de chamar a sua atenção? Há elementos específicos de design que o meu público pode facilmente reconhecer?”. A partir desses questionamentos é possível começar a construir uma estratégia para criar conteúdo memorável e impactante. 

Texto

Quando se trata de texto na TV Corporativa, menos é mais. Em vez de colocar longas frases na tela, use elementos gráficos que se relacionem com o seu comunicado para ajudar a traduzir a ideia. As pessoas tendem a memorizar imagens melhor do que textos e isto ajuda a criar uma melhor experiência para o público. Além de manter os textos curtos, utilize uma fonte de fácil leitura. Se vamos utilizar uma quantidade limitada de texto, a última coisa que queremos é que ele seja mal compreendido!

Imagens

O seu conteúdo deve incluir imagens e elementos gráficos que chamem a atenção para a mensagem e a reforcem. Certifique-se de que os elementos mais importantes são facilmente reconhecíveis e que ocupem uma posição destacada.

Cores

Para que os funcionários tenham confiança na comunicação institucional, as mensagens que eles recebem devem ser consistentes. Por isso, é importante utilizar uma paleta de cores que corresponda à paleta da sua marca. Não é por que você pode usar muitas cores no seu design que você deve fazê-lo!

Espaço em branco

A comunicação ideal tem um equilíbrio entre os elementos gráficos e espaços em branco. O espaço em branco facilita a leitura e a organização dos elementos. Além disso, espaços vazios evitam a criação de um layout muito aglomerado e desorganizado. 

Hierarquia das informações

O título é a informação que a maioria das pessoas lê primeiro. Eles talvez não leiam o restante da informação, logo, o título deve ser claro, conciso e representar claramente o teor da mensagem. Ele deve ser a parte mais chamativa da informação. Lembre também de incluir um Call to Action em cada mensagem. Que objetivo você gostaria de atingir? O que o público deve fazer em seguida? Sempre comunique esta intenção de forma clara.

Evite erros comuns ao criar conteúdo para TV Corporativa

Assim como toda mídia visual, a TV Corporativa pode acabar saturada e indecifrável, caso o conteúdo seja feito de forma negligente. Não permita que erros simples (e totalmente evitáveis) estraguem a sua comunicação. Os descuidos mais comuns são os seguintes:

  • Excesso de texto
  • Texto com fonte muito pequena
  • Erros de gramática e ortografia
  • Cores muito berrantes (que não se relacionam com a identidade da marca)
  • Transições muito rápidas, que impedem a leitura completa das informações

Texto, cores e espaço em branco são elementos simples de design, porém, muito importantes na elaboração de qualquer conteúdo. A TV Corporativa é uma ferramenta que permite certa experimentação. O objetivo final é criar uma peça impactante e que transmita a mensagem da forma mais clara e compreensível. Estas dicas básicas vão ajudar a criar um alicerce para desenvolver sua programação e descobrir qual tipo de conteúdo será melhor recebido pelo seu público.

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