Dicas essenciais para criar conteúdo envolvente para sua TV Corporativa

Dicas essenciais para criar conteúdo envolvente na sua TV Corporativa
Siga nossas dicas essenciais para não cometer erros como este ao criar conteúdo para sua TV Corporativa

A TV Corporativa é uma ferramenta de comunicação dinâmica, flexível e atraente. Ao contrário dos antigos quadros de mensagens, as possibilidades de conteúdo são praticamente ilimitadas e podem ser criadas em poucos instantes. E isso pode ser um desafio tanto quanto uma solução, dependendo da habilidade da equipe responsável por criar conteúdo. Uma diagramação inadequada prejudica a compreensão da mensagem e confunde os colaboradores. Publicar um conteúdo desleixado, feito às pressas ou não esteja alinhado aos objetivos da empresa, pode arruinar quaisquer benefícios que o investimento nesta ferramenta traria. 

Ao criar conteúdo para a TV Corporativa, o primeiro passo é definir quem é a sua audiência. Nem todo mundo reage da mesma forma a uma mesma publicação. É preciso primeiro saber o que motiva o seu público, para então desenvolver conteúdos com os quais ele se identifique. Faça perguntas como “Que tipo de assunto seria de interesse para a minha audiência? Qual seria a melhor forma de chamar a sua atenção? Há elementos específicos de design que o meu público pode facilmente reconhecer?”. A partir desses questionamentos é possível começar a construir uma estratégia para criar conteúdo memorável e impactante. 

Texto

Quando se trata de texto na TV Corporativa, menos é mais. Em vez de colocar longas frases na tela, use elementos gráficos que se relacionem com o seu comunicado para ajudar a traduzir a ideia. As pessoas tendem a memorizar imagens melhor do que textos e isto ajuda a criar uma melhor experiência para o público. Além de manter os textos curtos, utilize uma fonte de fácil leitura. Se vamos utilizar uma quantidade limitada de texto, a última coisa que queremos é que ele seja mal compreendido!

Imagens

O seu conteúdo deve incluir imagens e elementos gráficos que chamem a atenção para a mensagem e a reforcem. Certifique-se de que os elementos mais importantes são facilmente reconhecíveis e que ocupem uma posição destacada.

Cores

Para que os funcionários tenham confiança na comunicação institucional, as mensagens que eles recebem devem ser consistentes. Por isso, é importante utilizar uma paleta de cores que corresponda à paleta da sua marca. Não é por que você pode usar muitas cores no seu design que você deve fazê-lo!

Espaço em branco

A comunicação ideal tem um equilíbrio entre os elementos gráficos e espaços em branco. O espaço em branco facilita a leitura e a organização dos elementos. Além disso, espaços vazios evitam a criação de um layout muito aglomerado e desorganizado. 

Hierarquia das informações

O título é a informação que a maioria das pessoas lê primeiro. Eles talvez não leiam o restante da informação, logo, o título deve ser claro, conciso e representar claramente o teor da mensagem. Ele deve ser a parte mais chamativa da informação. Lembre também de incluir um Call to Action em cada mensagem. Que objetivo você gostaria de atingir? O que o público deve fazer em seguida? Sempre comunique esta intenção de forma clara.

Evite erros comuns ao criar conteúdo para TV Corporativa

Assim como toda mídia visual, a TV Corporativa pode acabar saturada e indecifrável, caso o conteúdo seja feito de forma negligente. Não permita que erros simples (e totalmente evitáveis) estraguem a sua comunicação. Os descuidos mais comuns são os seguintes:

  • Excesso de texto
  • Texto com fonte muito pequena
  • Erros de gramática e ortografia
  • Cores muito berrantes (que não se relacionam com a identidade da marca)
  • Transições muito rápidas, que impedem a leitura completa das informações

Texto, cores e espaço em branco são elementos simples de design, porém, muito importantes na elaboração de qualquer conteúdo. A TV Corporativa é uma ferramenta que permite certa experimentação. O objetivo final é criar uma peça impactante e que transmita a mensagem da forma mais clara e compreensível. Estas dicas básicas vão ajudar a criar um alicerce para desenvolver sua programação e descobrir qual tipo de conteúdo será melhor recebido pelo seu público.

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