Dia dos Pais – conteúdo gratuito para endomarketing

Pai e filho caminhando juntos - dia dos pais

Você conhece a origem do Dia dos Pais? A data surgiu nos Estados Unidos quando uma menina chamada Sonora Louise Dodd resolveu criar a data em Washington para mostrar a seu pai, John Bruce Dodd, que ela tinha orgulho de sua superação. Ele havia perdido a esposa em 1898, que faleceu ao dar à luz o sexto filho. Sendo assim, John criou todos sozinho, sendo sempre carinhoso e responsável, o que motivou Sonora.

A menina escolheu o dia do aniversário do pai, 19 de junho, como a data comemorativa. Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia nacionalmente. Mas foi só em 1966 que o então presidente Lyndon Johnson oficializou o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais nos Estados Unidos.

No Brasil

Aqui no Brasil, a data é festejada desde 1953, quando o publicitário Sylvio Bhering, na época diretor do GLOBO e da Rádio Globo, importou a ideia. O primeiro Dia dos Pais brasileiro foi comemorado no dia 14 de agosto, coincidindo com o aniversário de São Joaquim, considerado o patriarca da família. Desde então, oficializou-se homenagear os pais no segundo domingo de agosto, por analogia com o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio.

Porém, em diversos países ainda se comemora o dia dos pais em 19 de junho. Dessa forma, nos países ocidentais geralmente coincide com o dia cristão em que se comemora dia de São José, pai adotivo de Jesus Cristo.

Ainda há quem diga que o dia dos pais nasceu muito antes. A origem da data teria surgido há mais de 4 mil anos quando um jovem, chamado Elmesu, teria esculpido em argila um cartão no qual desejava sorte, saúde e vida longa ao pai. 

Em homenagem a esta data tão simbólica e esperada pelos papais, a Pix Mídia desenvolveu um pacote gratuito de ações de endomarketing com materiais personalizáveis para Whatsapp e de vídeo para TV corporativa. É só baixar e sair usando!