Dia da Mulher: Ideias de ações de endomarketing para comemorar o 8 de março na empresa

Dia da Mulher - Ideias de Ações de endomarketing para realizar na empresa

O Dia Internacional da Mulher é celebrado desde o começo do século 20 e, desde o princípio, esteve relacionado ao ambiente de trabalho. Porque foi originada da luta de mulheres por melhores condições de trabalho em vários países, a celebração da data foi inspirada em uma série de acontecimentos:

  • Em fevereiro de 1909, mais de 15 mil mulheres marcharam pelas ruas de nova York por melhores condições de trabalho. Na época, as jornadas de trabalho podiam durar 16 horas por dia, 6 dias por semana (e muitas vezes incluíam os domingos).
  • Posteriormente, na Europa, em 1910, mulheres sindicalistas propuseram a criação de uma jornada anual de manifestações sobre os direitos das mulheres em fábricas do continente.
  • Talvez o evento mais emblemático tenha sido o Trágico incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist Company, em março de 1911 em Nova York. Neste dia, 125 mulheres entre 13 e 23 anos morreram. Naquela época, era comum os empregadores trancarem as portas durante o horário de trabalho. O episódio evidenciou as más condições de trabalho enfrentadas principalmente por mulheres na Revolução Industrial.
  • Contudo, foi em 1917, na Rússia, que em 8 de março um grupo de operárias saiu às ruas para protestar. O alvo das palavras de ordem das mulheres eram a fome que infligia o país e a Primeira Guerra Mundial.

Oficialização da data

A data se internacionalizou apenas seis décadas mais tarde, em 1975, quando a ONU criou o Ano Internacional da Mulher. A oficialização da data serviu para lembrar conquistas políticas e sociais e para lutar por pautas como o fim da violência doméstica contra a mulher, da discriminação e por igualdade salarial, questões que estão diretamente associadas, como veremos a seguir.

marcha pelos direitos das mulheres no começo do século xx
Marcha das mulheres por direitos sociais no Reino Unido, no começo do séc. XX.

Como a desigualdade afeta as mulheres no ambiente de trabalho

Um estudo publicado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2018 indica três pontos principais da desigualdade entre homens e mulheres:

  • Menor participação no mercado de trabalho;
  • Taxas superiores de desemprego;
  • Maior responsabilidade em cuidar da família.

As mulheres tem, historicamente, uma menor participação no mercado de trabalho. Em 1950, apenas 14% das mulheres no Brasil tinha um emprego. Este índice aumentou para 49% em 2010, mas ainda é muito menor do que o dos homens (80% em 1950 e 67% em 2010). Isto pode ser explicado em parte pela maior dedicação das mulheres aos estudos. De fato, desde 1991, o nível de escolaridade feminina superou o dos homens, e a diferença vem aumentando desde então.

Este aumento de escolaridade, no entanto, não se refletiu no fim do desequilíbrio salarial. Mesmo tendo mais estudo, as mulheres ainda ganham apenas 76% do que os homens para desempenhar a mesma função.

Desequilíbrio nas tarefas

Além disso, existe uma tendência maior das mulheres assumirem a responsabilidade de cuidar da casa, dos filhos e de outros familiares. Fatores culturais tradicionais atribuem as funções consideradas domésticas a mulheres e o trabalho externo e (mais bem) remunerado aos homens. As atividades domésticas e cuidados a pessoas ocupam, em média, 18 horas semanais não remuneradas das mulheres Em contrapartida, a dedicação dos homens chega em 10 horas e meia da rotina semanal. Com isso, mais mulheres costumam buscar empregos de meio turno, com remuneração menor. Isto se reflete no ambiente corporativo, onde elas ocupam apenas 37% dos cargos de liderança. O desemprego, por exemplo, é outro fator que atinge mais as mulheres, chegando a 15% da população feminina. O índice é bem maior que o dos homens, de 11%, segundo o IPEA.

Ações para valorizar as colaboradas no Dia da Mulher

Existem diversos tipos de ações que uma empresa pode promover para trabalhar o Dia Internacional das Mulheres com seus colaboradores. É importante ressaltar que estas ações não precisam ficar restritas a um único dia do ano. Muitas das ações propostas a seguir podem se estender não só pelo mês de março, bem como por todo o ano. Idealmente, elas poderiam fazer parte de um trabalho contínuo das equipes de Endomarketing, RH, Gestão de Pessoas e Comunicação Interna. Somente incorporando estas ideias nos 365 dias do ano será possível gerar um real empoderamento feminino das colaboradoras.

Se você é uma profissional de Gestão de Pessoal, Endomarketing, Recursos Humanos ou Comunicação Interna, confira abaixo algumas atitudes, das mais elaboradas às mais simples que podem fazer a diferença não só na sua empresa, mas também contribuir para um mundo mais justo!

Palestras que foquem e troca de experiência entre mulheres:

O 8 de março é uma boa oportunidade para convidar mulheres com experiência, seja de dentro ou de fora da empresa, para compartilharem suas visões sobre questões atuais. Portanto, isso promove o debate e a troca de experiências entre as colaboradoras.

Envolver todos os colaboradores na discussão:

O objetivo dessa ação é inserir também os homens dentro de uma política de igualdade de gênero na organização. O processo de instituir uma cultura nova deve envolver todos os colaboradores, e isso pode ser feito com algumas rodas de conversa para entender as perspectivas dos funcionários sobre o assunto. Por exemplo, um bom início é discutir temas como a masculinidade tóxica e trabalhar as perspectivas deles sobre o assunto, mostrando como isso afeta suas colegas de trabalho.

Promover palestras e discussões sobre igualdade de gênero na empresa são uma ótima ação de endomarketing para o Dia das Mulheres

Cursos In Company:

Especialmente destinado às mulheres, os cursos in company podem ser uma alternativa que beneficia tanto as colaboradoras quanto a empresa. Para esta ação, a empresa pode oferecer uma verba de incentivo ao aperfeiçoamento das suas profissionais. A empresa pode direcioná-las para áreas nas quais as mulheres sejam minoria, por exemplo, ou permitir que as mulheres escolham as áreas nas quais desejam se desenvolver. Com essa ação você consegue proporcionar um avanço estrutural na promoção de oportunidades iguais.

Distribuir cartazes com frases e ideias que promovam e incentivem os direitos e conquistas das mulheres:

Por exemplo: “Eu luto pela igualdade”; ‘Lute como uma menina”; “Lugar de mulher é trabalhando com o que ela quiser”; “Sou mulher e trabalho com tecnologia”.

Compartilhar campanhas on line:

Esta é, também, uma boa oportunidade para promover temas relacionados ao feminismo e à luta das mulheres nas redes digitais. Qualquer empresa pode apoiar e divulgar campanhas de conscientização, tanto nesta data quanto em outros momentos. Compartilhar conteúdos e hashtags é uma forma muito simples de atingir um público enorme ajudar a engajar milhares de pessoas nestas ações.

dia das mulheres - ideias de ações de endomarketing para comemorar na empresa

O Dia da Mulher na Comunicação Interna

Os canais de comunicação interna de uma empresa apresentam uma ótima oportunidade para realizar ações de endomarketing. Se a sua empresa utiliza a TV Corporativa na Comunicação Interna, pode utilizá-la para divulgar as ações que mencionamos ou para executar alguma (ou todas!) as ações a seguir.

Mulheres que Mudam o Mundo

Compartilhe histórias inspiradoras de mulheres que fizeram a diferença no mundo. Para esta ação você pode utilizar o conteúdo que disponibilizamos no nosso Pacote de Conteúdos. Ele contém cards com a história de mulheres como Marie Curie, Anne Frank, Maria da Penha e Frida Kahlo, entre outras. São histórias e personalidades que servem de inspiração para todas as mulheres.

Compartilhe as conquistas das suas colaboradoras:

Aproveite a data e empodere suas funcionárias. Seguindo a linha da ideia anterior, utilize o template editável do nosso Pacote de Conteúdos para contar as conquistas das suas colaboradoras Insira uma foto e uma breve descrição e divulgue nos canais de comunicação interna. Mostre que sua funcionária é uma mulher que luta pelos seus objetivos, assim você também demonstra que as lutas diárias das colaboradoras são motivo de orgulho para empresa. Com isso, além de gerar motivação nas trabalhadoras, você também promove o avanço profissional das mesmas.

Vídeos com depoimentos das colaboradoras

Grave com antecedência vídeos com colaboradoras que estejam dispostas a participar e peça a elas que falem respeito das suas trajetórias profissionais, das suas realizações e desafios, ou ainda sobre outros temas relevantes. Veicule estes vídeos na grade de programação da sua TV Corporativa durante o mês de março.

Dessa forma, com a colaboração de todos e todas e com a construção de um ambiente de trabalho mais acolhedor, podemos fazer do 8 de março o reflexo de uma realidade social mais igualitária entre mulheres e homens.

[Pacote Dia das Mulheres na TV Corporativa]

Preparamos este pacote de conteúdos para TV Corporativa para ajudar as equipes de Endomarketing a realizarem ações para o Dia Das Mulheres. Este pacote contém conteúdo informativo, vinhetas em vídeo e templates editáveis prontos para utilizar:

  • 9 Cards Mulheres que mudam o Mundo;
  • Card editável Mulheres que mudam o Mundo;
  • Vinheta com mensagem em vídeo;
  • Template editável para mensagem;
  • Mídia com mensagem;
dia das mulheres - ideias de ações de endomarketing para comemorar na empresa

1 comentário em “Dia da Mulher: Ideias de ações de endomarketing para comemorar o 8 de março na empresa

  1. Pingback: Mulheres Inspiradoras: Referências para celebrar o ano todo | Pix blog

Comentários estão fechados.