Comunicação interna vs Gestão de crise

Veja como superar a crise interna da sua empresa através de uma comunicação efetiva.

Veja como superar a crise interna da sua empresa através de uma comunicação efetiva.

Crises internas são superadas no dia a dia. Entenda.

Existe um consenso de que a crise dentro de uma organização é de inteira responsabilidade da diretoria e seus gerentes. Ou de ações individuais, como setores e colaboradores. Ledo engano: a comunicação interna deve estar sempre preparada e dispor de recursos para engajar e motivar equipes a fim de resolver situações que possam minar a organização. Para isso, é preciso ter expertise nos momentos mais delicados que se passam dentro do local de trabalho. Confira algumas dicas que elaboramos refletindo sobre este tema tão delicado.

Gestão de crise no dia a dia: utilize de mensagens

Uma crise não deve ser gerida apenas quando estoura: Ela deve ser tratada no cotidiano. Com ações concretas que visem estimular os colaboradores. Assim, crie mecanismos de mensagens para que os profissionais que compõe sua empresa percebam e entendam a importância da coesão de toda a equipe dentro da organização.

Você já ouviu a frase “Uma andorinha só não faz verão”? Dentro da estrutura organizacional, não é diferente: mostrar aos colaboradores que eles são a engrenagem primordial da empresa, através de mensagens que mostrem a importância de defender o ambiente interno. Não são somente medidas de tratamento de crise, elas também atuam como medidas preventivas e ‘vacinas’ contra possíveis problemas estruturais.

Conheça quem forma as opiniões na crise – sejam boas ou ruins

É preciso identificar, em todos os momentos, sobretudo na crise, quem são os ‘porta-vozes’ que bradarão favoráveis ou contrários à sua empresa. No primeiro cenário, valorize os colaboradores que fazem uma relação pública efetiva da sua empresa e anote o que eles têm a dizer. Muitos funcionários são os melhores ‘propagandistas’ das empresas e podem ser modelos a serem usados na crise.

Por outro lado, identifique aqueles que, dentro do quadro de colaboradores, só tem a falar mal da empresa. Aqui o processo é um pouco mais delicado. Mas deve ser resolvido pela comunicação interna e processos bem elaborados de endomarketing: o primeiro passo é mostrar que, se ele está fazendo propaganda negativa da organização, isso o afetará diretamente bem como a todo o grupo. Em épocas de crise, demonstre firmeza e racionalidade. Frequentemente, ouça o que a sua equipe tem a dizer. E então, elabore estratégias para resolver os problemas o quanto antes.

Controle os rumores que surgem na empresa

Dentre os principais elementos que corroem um bom ambiente de trabalho, podemos citar os rumores e fofocas. Minimizá-los é necessário. Para tanto, mantenha uma comunicação efetiva com todos os funcionários e disponha-se a responder possíveis dúvidas em relação aos rumores. Lembre-se de que, uma mentira que saia da sua empresa através de um colaborador, pode ser muito mais prejudicial que dados concretos expostos por balanços financeiros.

Mantenha-se em constante contato com os colaboradores e antecipe possíveis crises decorrentes de informações falsas. E que, muitas vezes, podem ser apenas ‘lobby’. Estabeleça que, informações falsas ou que destruam a reputação da empresa. Devem ser desencorajadas e todas as ânsias que os profissionais tiverem devem ser reportadas aos setores específicos da empresa.

A crise se supera no cotidiano

O principal elemento para lidar com a crise de uma empresa é um processo de comunicação interna efetivo e bem estruturado. Que acabe com rumores infundados. Valorizando aqueles que falam bem da organização, motivando as equipes e desencorajando detratores. Com conhecimento da equipe e vontade efetiva de engajar os colaboradores, será mais fácil lidar com essas situações que podem bater à porta a qualquer momento.

Pensando nisso, a Pix Mídia desenvolveu um conjunto de templates editáveis. Abordando 12 temas específicos, orientados para profissionais de RH, Comunicação Interna e Endomarketing. Nos próximos artigos abordaremos estes temas e mostraremos como poderemos ajudar vocês, profissionais, nestes assuntos tão importantes para o dia-a-dia empresarial. Até a próxima!

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