Como se inspirar para criar um bom conteúdo gráfico?

lâmpadas sobre fundo escuro indicando inspiração

Criar conteúdo gráfico não é fácil, ainda mais se você não é da área de comunicação ou um designer. É necessário entender de fontes, harmonizar cores, encontrar boas imagens, entender público e linguagens. Visto que muitas organizações não possuem setor específico para este tipo de conteúdo, como criar um bom material para comunicado interno?

Recentemente, nós aqui da Pix publicamos um artigo explicando como criar um comunicado interno do zero. O texto enumera como elaborar as estratégias para entender o público, por exemplo, como usar um texto assertivo, e também dá dicas de softwares parar criar a parte gráfica do material. Já conferiu?

Como criar um comunicado interno? (do zero!) Leia aqui!

O que preciso para criar?

Mas para criar conteúdo gráfico, apenas dominar a estratégia e as ferramentas não é o suficiente. O material precisa ser cativante, precisa ser atrativo, bonito e harmonioso. Esta é a parte delicada da criação: o senso estético.

Senso estético é a capacidade de julgar, raciocinar, apreciar e decidir o que é belo e agradável aos sentidos humanos. Todos nós temos senso estético, mas baseado nos nossos gostos. Afinal, nós sabemos julgar o que achamos bonito ou feio. No dia-a-dia, fazemos uso desse nosso senso ao elegermos aquilo que nos parece ser “melhor” em cada momento.

Dentro do design, o senso estético precisa servir como apoio para decidir o que é harmonioso e assertivo ao público-alvo. Assim, é necessário um equilíbrio entre beleza e informação. Mas, como ter essa noção sem entender as técnicas básicas do design?

Neste artigo, a Pix Mídia vai te dar dicas de onde encontrar bons elementos para incrementar seus conteúdos gráficos e sites para se inspirar e criar materiais o mais harmoniosos possível.

Primeiramente, vamos começar mostrando locais gratuitos para fazer download de ícones, imagens, vídeos e músicas gratuitas para utilizar a vontade. Em seguida, sites onde você pode se inspirar.

Freepik

O Freepik é uma das principais referências em conteúdo gratuito, livre e de qualidade.  No site, é possível encontrar milhões de imagens, ícones, vetores – para quem trabalha com softwares de criação – e apresentações. O Freepik também oferece materiais pagos, contudo, estes estão distinguidos por uma coroa dourada, para facilitar a identificação.

O Freepik é tão autoridade no assunto que é utilizado por empresas como NASA, Amazon, Spotify e Microsoft.

Flaticon

Está criando um material e acha que falta um ícone específico? Por exemplo, o logo de alguma rede social ou algum sinal gráfico, de repente? No Flaticon é possível encontrar tudo isso e mais de 3 milhões de modelos de ícones. 

Os ícones podem ser baixados em PNG e são de uso livre e gratuito. O site ainda permite download de pacotes de ícones, sendo possível padronizar todo o conteúdo com o mesmo estilo de desenho. Não somente isso, mas também é possível criar sua própria galeria de ícones, facilitando o encontro de imagens já utilizadas. Assim, não precisa ficar procurando  toda vez que quiser usar. Legal, né?

Pexels

Aqui outro site referência. O Pexels oferece fotos profissionais de alta qualidade e inteiramente grátis. Todas as fotos estão indexadas por tags, disponíveis pelo mecanismo de busca. O site possui centenas de milhares de fotos profissionais e, surpreendentemente, todos os dias novas fotos de alta resolução são adicionadas. Além de fotos, o site também é autoridade em vídeos gratuitos. Em suma, é extremamente útil! 

E vejam só, que bacana: se você deseja contribuir com seu trabalho para a Pexels, o site aceita fotos e vídeos de todos. 

Pixabay

Assim como o Pexels, o Pixabay é uma comunidade especialista em imagens e vídeos gratuitos para download. É um dos melhores sites do gênero. É possível encontrar tipos de fotos e vídeos através do mecanismo de busca e o site ainda possui imagens vetoriais para designers.

Bensound

Você está em busca de músicas gratuitas para usar como trilha sonora dos seus vídeos? Ter um banco de músicas gratuitas sempre por perto é essencial para não ser notificado pelas plataformas de vídeo e não ter complicações de propriedade intelectual. Nunca, jamais, pegue a música do seu artista favorito e use como fundo em seus vídeos!

Portanto, vamos conhecer o Bensound que é, provavelmente, o banco de músicas gratuitas mais usado pelos editores de vídeo. Esse site oferece dezenas de músicas para você baixar e incluir em seus projetos.

A interface do site é uma das mais limpas e fáceis de usar que você vai encontrar aqui nessa lista, pois as músicas ficam divididas em categorias. Você também pode fazer pesquisas na barra de busca. Basta clicar no ícone de play para ouvir o áudio antes de baixar. Contudo, Fique atento à licença de uso do BenSound. Clique aqui para ler.

Adobe Color

Adobe Color é o site da Adobe que permite criar paletas de cor. O site oferece a criação de paletas através de um Color Wheel (roda de cores) que pode ser ajustado de diversas maneiras, de acordo com sua necessidade. Além disso, você pode fazer upload de uma imagem e o site te mostra a paleta de cores daquela foto.

Agora, vamos conhecer alguns sites onde buscar inspiração e criar os materiais mais bonitos e harmoniosos possível.

Pinterest

Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Assim, assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, de animes, etc. 

Cada usuário pode compartilhar suas imagens, compartilhar as de outros utilizadores e colocá-las em suas coleções ou quadros (boards), além de poder comentar, salvar e encaminhar. Por isso, acaba sendo o local ideal para concentrar inspirações online e offline, de forma a ter um fácil acesso a isso depois.

Graphic Burger

O GraphicBurger é um buffet de recursos de design de qualidade premium oferecidos gratuitamente à comunidade. Portanto, para quem cria materiais gráficos é um prato cheio de templates, modelos, avatares e até mock-ups.

O site permite que conheçamos tudo que vem sendo produzido de mais “quente” e moderno no design gráfico.

Behance

O Behance é uma rede social própria para designers. Contudo, para quem não atua diretamente nesta área, o site serve também como inspiração para criar conteúdo. Lá, os profissionais fazem upload de tudo que produzem, desenhos, cartazes, logotipos, como um portfólio. Não é possível fazer uso destes conteúdos, mas é muito bacana ter ideia de combinação de cores, elementos e estilos.

Spotify

Sim, você não leu errado! A plataforma de música é excelente para buscar inspiração. Não só porque a música tem o poder de nos inspirar à coisas novas, mas também porque as capas de álbuns que o serviço nos mostra são uma excelente forma de conhecer belíssimos materiais gráficos. 

Confira algumas capas de CDs consideradas as mais “legais” da história:

Agora você já sabe como buscar inspiração para criar conteúdo gráfico novo e interessante! Aproveite e leia também um pouco sobre Cultura Organizacional.