Os benefícios mais desejados pelos seus funcionários (são mais simples que você imagina)

Quando lemos sobre os benefícios incríveis que algumas empresas oferecem, pode parecer que é preciso um orçamento enorme para competir. São almoços grátis, academias e até viagens de férias completamente pagas pela empresa. No entanto, alguns dos benefícios mais desejados pelos funcionários são bem mais simples: luz natural e janelas com vista para o exterior.

Estes benefícios ficaram no topo em uma lista de desejos em uma pesquisa conduzida pela empresa de consultoria em RH Future Workplace. Janelas com vista e luz natural foram consideradas mais importantes até que fitness center e creche na empresa. Isto confirma uma pesquisa do LinkedIn que aponta que os funcionários estão mais interessados em benefícios para sua saúde e bem estar do que em regalias extravagantes.

Lanches e bebidas grátis? Academia? Ping pong? Os benefícios mais desejados pelos funcionários são bem mais simples que você imagina.
Lanches e bebidas grátis? Academia? Ping pong? Os benefícios mais desejados pelos funcionários são bem mais simples que você imagina.

Luz natural está intimamente ligada à saúde e ao bem estar (e pode gerar benefícios na performance)

Lâmpadas fluorescentes e salas fechadas tem uma má reputação. Por boas razões. A ausência de luz natural e janelas faz com que 47% dos trabalhadores se sintam mais cansados e 43% se sintam mais tristes. Isto não é surpresa. Pesquisas indicam que trabalhar em um ambiente sem janelas custa aos empregados em média 46 minutos de sono à noite. Não apenas estas pessoas dormem menos à noite, como seu sono também é de menor qualidade e mais sujeito a perturbações. O mesmo estudo concluiu que funcionários que trabalham próximos a uma janela tem produtividade 2% maior. Pode não parecer muito, mas isto representa um ganho de US$100.000 a mais por ano a cada 100 empregados.

Este estudo também concluiu que 73% dos trabalhadores necessitam de um descanso visual  (como olhar através de uma janela) após passar muito tempo olhando para uma tela. Isto não é apenas uma desculpa para a procrastinação. A luz natural reduz a fadiga ocular em até 51%, dores de cabeça em 63% e a sonolência em 56%. Assim, as janelas podem aumentar significativamente o estado de alerta e prevenir doenças do trabalho.

Apesar de todos saberem que luz natural e uma bela vista são coisas agradáveis, incorporá-las ao local de trabalho pode não ser tão fácil. Seu prédio pode não ter muitas janelas, por exemplo. E mesmo que tenha, a vista a partir delas pode não ser tão inspiradora (como a parede do prédio vizinho). Há ainda o problema do reflexo nos monitores e telas. Tudo isto pesa contra a simples abertura das janelas. Ainda assim, existem diversas medidas acessíveis que qualquer empresa pode adotar para utilizar a luz natural da melhor forma.

Mudanças simples que trazem grandes benefícios

"<yoastmark

Para começar, abandone as lâmpadas fluorescentes. Elas produzem uma luz azulada e interferem na produção de melatonina no corpo. (A melatonina é um hormônio ligado à forma como o organismo regula suas funções quando estamos acordados e durante o sono. Ela atinge seu nível máximo quando estamos dormindo. Com a luz do sol, produção de melatonina é reduzida, o que sinaliza que é o momento de acordar.) Atualmente é possível instalar lâmpadas que reproduzem a luz do sol por valores bem acessíveis. Um investimento pequeno quando se considera os ganhos em produtividade.

Se você tem a sorte de trabalhar em um local com muitas janelas, experimente deixar as cortinas e persianas abertas. Faça este teste durante um período e observe os efeitos. Instalar espelhos nas paredes opostas às janelas também ajuda a distribuir melhor a luz pelo cômodo. Para evitar reflexos nas telas, pode ser necessário reordenar algumas mesas ou utilizar proteções anti-reflexos.

Por fim, incentive os funcionários a fazerem pausas regulares nas áreas externas para absorver alguns raios de sol. Mesmo que a sua empresa não fique exatamente à beira da praia, uma caminhada rápida pode trazer muitos benefícios.

Em vez de investir em benefícios chamativos que não acrescentam realmente ao dia-a-dia dos funcionários, ouça o que eles acreditam que irá fazê-los mais felizes. Criar uma ambiente de trabalho mais confortável e acolhedor contribui enormemente para a retenção de talentos. E ainda mais para a satisfação dos funcionários.

aumente o engajamento da audiência da sua tv corporativa
Veja como a TV Corporativa pode ajudar a sua empresa a se comunicar melhor com os colaboradores e aumentar o engajamento

Deixe uma resposta