5 dicas para combater o baixo engajamento

Nós passamos uma parcela tão grande da vida no trabalho (ou pensando nele, ou se deslocando para ele) que é desalentador pensar na quantidade de pessoas que é infeliz no seu emprego. De acordo com pesquisas, apenas uma em cada três pessoas está satisfeita com seu trabalho. Os impactos negativos do baixo engajamento, contudo, podem ser percebidos em toda a empresa.

Baixo engajamento: sua equipe está apenas esperando o horário de ir embora?
Baixo engajamento: sua equipe está apenas esperando o horário de ir embora?

O custo real do baixo engajamento

As perdas de produtividade devido ao baixo engajamento podem ser difíceis de mensurar. Estima-se que a baixa produtividade custe às empresas americanas entre US$450 a US$550 bilhões por ano. Enquanto isso, empresas que investem em programas de engajamento tem desempenho 202% melhor que as demais.

Sabemos que não seria realista esperar que a maioria esteja satisfeita o tempo inteiro. No entanto, estudos mostram que os funcionários se sentem 71% mais motivados ao receber incentivos dos seus líderes. Com números como estes, se torna crucial investir na sua equipe o mais rápido possível. 

Quer inspirar seus colaboradores? Confira estas cinco dicas para estimular o seu time:

  1. Comece pelo topo

É essencial que todos os gestores entendam o seu papel e estejam comprometidos em melhorar o engajamento. Mostre o impacto que eles tem na motivação e na produtividade de cada setor. Ajude-os a criar um ambiente de comunicação e transparência que propicie o desenvolvimento de toda a equipe.

  1. Foque nos pontos fortes

Com frequência, é tentador manter o foco nas fraquezas dos funcionários, em vez de destacar o que eles fazem bem. Experimente a abordagem oposta. Ao designar as tarefas, tenha em mente as aptidões e interesses de cada pessoa. Tente dar a eles oportunidades de se desenvolverem naquilo que fazem melhor. Isto aumentará a sua produtividade e satisfação. Seus colaboradores saberão, ainda, que você dá atenção a eles como indivíduos.

  1. Reconheça e valorize

Reconhecimento não precisa ser algo caro ou complicado. No entanto, tem grande impacto na motivação e engajamento. Considere implementar programas de reconhecimento e fornecer feedback positivo a quem estiver realizando um bom trabalho. Podem ser atitude simples, como elogiar publicamente ou reconhecer o bom desempenho durante uma reunião.

Um pequeno elogio pode fazer uma grande diferença. Estudos indicam que empregados que se sentem reconhecidos apresentam maiores níveis de engajamento, satisfação e motivação.
Um pequeno elogio pode fazer uma grande diferença. Estudos indicam que empregados que se sentem reconhecidos apresentam maiores níveis de engajamento, satisfação e motivação.
  1. Ofereça programas de treinamento

Todos querem progredir nas suas carreiras e muitas pessoas começam a se sentir estagnadas após algum tempo. Ainda que você não possa oferecer muitas oportunidades de ascensão, desenvolvimento profissional e treinamento contribuem para manter a equipe engajada. Seus colaboradores ganharão novas habilidades e confiança. Além do sentimento de estarem ganhando da empresa mais do que apenas um salário.

  1. Invista em saúde e bem-estar

Passar o dia inteiro sentado não é exatamente a melhor forma de manter a saúde física e mental. Se você nunca pensou em incorporar saúde e bem-estar aos benefícios da empresa, agora talvez seja uma boa hora para fazê-lo. Subsidiar o acesso a academias, estimular a formação de equipes e a prática de esportes são um bom começo em direção a uma força de trabalho mais saudável. Encorajar o cuidado com a saúde e com a alimentação ajuda o seu time a se sentir mais saudável e mais feliz.

Mudanças de longo prazo

Enquanto estas dicas certamente ajudam a melhorar o engajamento, elas não irão combater o baixo engajamento para sempre. É necessário detectar as causas do baixo engajamento na sua empresa e planejar ações de longo prazo. Estas soluções rápidas podem ser a sacudida que a sua organização precisa para despertar. Mas para mudanças permanentes, é necessário realizar mudanças profundas.

aumente o engajamento da audiência da sua tv corporativa
Veja como a TV Corporativa pode ajudar a sua empresa a se comunicar melhor com os colaboradores

Deixe uma resposta