Afinal, o que é Gestão Estratégica?

Você sabe o que é a gestão estratégica?

O conceito de estratégia é tão importante que vale uma aula. Mas vamos ser mais específicos. O que é a Gestão Estratégica?

  • O que é a Gestão Estratégica?

Em primeiro lugar, não estamos falando de planejamento estratégico, ainda que ambos tenham que estar em perfeita sintonia. O Planejamento Estratégico é um método concreto de como chegar aos objetivos compartilhados por todos os departamentos de uma empresa. Além dos da empresa como um todo. A gestão estratégica consiste na elaboração e realização desses planos, levando em consideração todo o escopo da corporação, dos concorrentes, do mercado e outros.

Por conta disso, a gestão estratégica é um método que passa por todo o processo. Ele começa, com a identificação do objetivo geral da empresa. A partir daí, surge a necessidade de investigar o funcionamento do mercado, o estado dos concorrentes, de modo a elaborar um plano concreto de como alcançar esses objetivos. Nesse processo, se identifica possíveis fraquezas e forças, que devem ser corrigidas e exploradas, respectivamente.

Por conta do alto nível de desempenho de todas as empresas, das micros às macros, é necessário um empenho cada vez maior dos gestores. Com um patamar de competição tão alto, são as pequenas vantagens que fazem com que um negócio suba de patamar. Hoje em dia, ter um bom produto não é o suficiente para o sucesso. É preciso pensar em cada micro aspecto do negócio, para ter pequenas vantagens em cada um deles, pois é o acúmulo delas que leva a vitória. Isso é a Gestão Estratégica.

  • O durante e o depois

Durante o processo, os gestores precisam acompanhar possíveis mudanças de modo a corrigir problemas e garantir que o navio mantenha o curso. Mais do que nunca, é o momento em que os gestores devem ficar atentos ao mercado, aos concorrentes e, é claro, a própria empresa, de modo a entender como todos esses reagem à execução do plano. É hora de avaliar o que está dando certo, de modo a reforçar e o que está dando errado, de modo a corrigir.

Mas não é o fim do processo que acaba o trabalho da gestão estratégica. A parte de seguinte é tão importante quanto as anteriores. É preciso revisar como os planos foram efetuados, prestando muita atenção ao que deu certo e ao que deu errado, levando em consideração futuros projetos.

  • Como funciona?

Cada método é único em relação a quem o aplica, aos seus objetivos e ao meio em que se encontra. Porém, existem 4 etapas básicas em um processo de gestão estratégica. O primeiro é o Diagnóstico, em que são levantadas informações relevantes à empresa e ao ambiente externo. Em seguida, surge a Formulação, onde é elaborado um plano concreto para cumprir os objetivos. Após isso, surge a elaboração desses planos, seguida finalmente, do Acompanhamento, que continua mesmo após o término do processo.

A gestão estratégica é uma ferramenta fundamental para acumular vantagens em todos os aspectos da empresa. Com ela, é possível chegar a um nível ainda mais alto.

Com foco em facilitar a gestão estratégica de empresas, a Pix Mídia desenvolveu um conjunto de templates de fácil edição e com um visual moderno e atual.

Entre em contato conosco, através de nosso site. Nossa equipe está sempre disposta a ajudar!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *